Alimentos para o inverno

Dentro de pouco tempo, começaremos a receber o ventinho frio do inverno. Vai ser época de andar com mais roupas e gastar um pouco mais de tempo relaxando, acompanhado de coisas gostosas, como doces e guloseimas.

Na estação mais fria do ano, nosso corpo gasta mais energia para manter sua temperatura estabilizada. Geralmente vamos atrás dos alimentos mais saborosos, sem nos preocupar se são saudáveis. Mas deveríamos fazer justamente o contrário, procurando cuidar ainda mais da saúde. Por isso, separamos uma lista de alguns alimentos ideais para esta época:

 

Sopas

Poucas coisas são mais prazerosas que uma boa sopa em um dia frio. Inclusive, elas são uma boa oportunidade para deixar mais gostosos alimentos saudáveis que geralmente não consumimos no inverno, como legumes e verduras. Mas é necessário um cuidado: evite as sopas prontas, que costumam conter alto teor de gorduras e sódio.

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Foto: reprodução / GrupoBomJesus

 

Frutas da estação

Geralmente deixadas de lado nos dias mais frios, as frutas são ótimas maneiras de garantir a saciedade e manter a dieta funcionando. Procure optar pelas que são ricas em vitamina C, componente ótimo para o sistema imunológico. Abacaxi pérola, melão, morango e caju são as mais comuns da estação. Ah! Um suco de laranja também vai muito bem.

 

Raízes e caules

Alguns alimentos dessa classe tem imensas propriedades nutritivas que são bem vindas para o inverno, principalmente porque costumam ser ingeridos crus, mantendo os nutrientes. O gengibre, por exemplo, é rico em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema imunológico, além de ser antioxidante. A canela, ótima para substituir o açúcar, tem propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias.

Foto: reprodução / BoxFantastic

 

Chás

Bebidas quentes também são nossas grandes aliadas nos dias frios. Além de esquentar, ingerir chás pode ajustar na digestão e proteger as artérias. Eles também costumam possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Mas não se deve esquecer de algo: na hora de fazer o chá, tenha certeza de que você está utilizando as partes certas da planta, isto é, as mais eficazes.

 

Pinhão

Um dos principais amigos dos paranaenses, o pinhão é uma excelente fonte de energia e nutrientes. Manganês, zinco, vitamina E e C e antioxidantes são seus principais componentes, que muito auxiliam no combate à doenças. Porém, ele precisa ser consumido com cuidado, já que possui teor relativamente alto de calorias. O ideal é consumir uma média de 200 gramas por semana.

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Foto: reprodução / MercadoMunicipalCuritiba

 

Agora ficou mais fácil se preparar para o inverno, não é?

 

FonteMinhaVidaGuiadaSemana