Conheça os diferentes tipos de prancha de surf

Para quem está pensando em começar a praticar um esporte, com certeza nós indicamos o surf, porque além de ser uma prática que garante saúde, ele também traz consigo um estilo de vida capaz de aliviar as tensões da mente, visto que o contato direto com a natureza proporciona sensações ótimas.

Então, para você ingressar de cabeça no surf, primeiro é necessário escolher a prancha correta. Por isso, na hora de encomendar a sua, a dica principal é: não compre pelo preço. É fundamental escolher pela qualidade e pelo trabalho do profissional que a produziu, os famosos shapers. Isso porque o shaper que te atender precisa estar antenado com as últimas tendências e tecnologias do mercado.

Se você já sabe onde adquirir a sua, agora fique de olho para conhecer todos os tipos de prancha e escolher a que mais se enquadra na sua necessidade.

Foto: Reprodução/ Bigstock

Longboard

A principal característica desse tipo de prancha é o tamanho. Ela é a maior de todas e, até a década de 70, eram as mais comuns. Hoje elas são as queridinhas dos surfistas mais experientes, por causa da sua tradição; e também de alguns iniciantes, visto que ela garante mais estabilidade para quem vai ficar de pé numa prancha pela primeira vez.

Gun

A Gun aparentemente também é grande, no entanto, ela possui menos área de contato com a água do que a longboard. Essa prancha é conhecida pela sua mobilidade e, por isso, é muito indicada para manobras em ondas grandes.

Funboard

Também menor que o longboard, a funboard é rápida, por isso, quando o mar está muito lotado, o que os surfistas chamam de crowd, ela é ideal para garantir que você conseguirá remar e entrar na onda antes que as outras pessoas.

Evolution

Ela se assemelha com a fun na largura e na espessura também, mas o seu formato é diferente, com um bico mais pontudo. Em linhas gerais, ela é uma prancha mais leve e solta, que garante mais manobras que a long e a fun, por exemplo.

Performance

Com certeza essa prancha é a favorita dos surfistas que gostam de velocidade e manobras. No entanto, elas são mais utilizadas para ondas pequenas.

Agora que você já conhece os principais tipos de prancha, acho que só te falta dar uma voltinha no litoral para pegar as melhores ondas. Escolha a data de sua preferência, faça a sua reserva em uma de nossas sedes e aproveite este esporte delicioso enquanto se hospeda com conforto e qualidade.

Fontes: Cena Surf, Board Sports, Maresia