O passado da Ilha

Uma das cidades mais antigas do estado de Santa Catarina, Florianópolis possui uma história encantadora que não se limita às suas fortalezas e bairros históricos. O século XX, que transformou o desenvolvimento da cidade, também produziu imagens interessantes.

hercilio-luz-1940-desterro-hoje.jpg.1340x450_default.jpg

Ponte Hercílio Luz, 1940 Foto: reprodução / DesterroHoje

 

O site Desterro Hoje traz imagens do passado de Florianópolis ao lado de imagens recentes, comparando os mesmos pontos da cidade para que os visitantes saibam o que mudou na paisagem. Seu nome homenageia a maneira como a qual a cidade era chamada antigamente: Nossa Senhora do Desterro.

É possível conhecer a Beira Mar Norte da década de 1930, a Lagoa da Conceição dos anos 60, a Ponte Hercílio Luz em seus anos iniciais de funcionamento, entre outros pontos bem conhecidos pelos “manezinhos”, explorando suas histórias através de imagens.

Ponte Hercílio Luz atualmente Foto: reprodução / Wiki

 

Segundo o site, que busca “uma maneira diferente para recriar uma parte da história da cidade”, novas fotos históricas são adicionadas semanalmente em conjunto com fotos atuais dos mesmos lugares, numa tentativa de criar comparações entre os lugares exibidos.

Em 2013, para comemorar os 283 anos de Florianópolis, uma exposição foi organizada no Floripa Shopping, reunindo mais de 100 imagens históricas da capital. As fotografias faziam parte do acervo do Desterro Hoje.

Fonte: G1DesterroHoje