Top 7: jardins mais bonitos do mundo

Para quem ama natureza, os jardins são uma maneira de quebrar o cinza urbano, adicionando verde à paisagem.

Sua diversidade de cores, variedade de plantas e beleza do conjunto criam um efeito belíssimo nas artes e na vida. Os jardins podem ser simétricos ou mais despojados, minimalistas ou exóticos e cheios de detalhes. Veja quais são os 7 mais bonitos, segundo Caterina Poli, uma das brasileiras mais renomadas da área!

• Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG

Seus jardins possuem principalmente plantas vindas da Mata Atlântica. São aproximadamente 4300 espécies, mais de 100 hectares e 5 lagos ornamentais.

instituto-inhotim.jpeg

• Fazenda Vargem Grande, em Areias/RJ

No local projetado pelo famoso Burle Marx, as plantas dividem espaço com quedas d’água e muros de pedra.

fazenda-vargem-grande.jpeg

• Jardins de Monet, em Giverny, na França

As paisagens que fascinaram o pintor Claude Monet no século XIX mesclam arbustos com roseiras, macieiras, azaleias, framboesas, íris, tulipas, limoeiros, miosótis, dálias, girassóis e hortênsias e outras espécies.

jardins-de-monet.jpeg

• Jardim de Majorelle, em Marrakesh (Marrocos)

É um jardim botânico com 12 hectares projetado pelo paisagista francês Jacques Majorelle. Possui espécies de pássaros raros, fontes e cactos exuberantes. Ali também estão as cinzas do estilista Yves Saint Laurent.

jardim-de-majorelle.jpeg

• Central Park, em Nova York (EUA)

Já tendo aparecido em vários filmes de Hollywood, o célebre local é considerado um oásis em meio à selva de pedras. Uma paisagem impactante. Nele, há lagos artificiais, trilhas, pistas de patinação e campos com várias espécies de plantas.

central-park.jpeg

• Jardins do Château Villandry, na França

Composto por 3 jardins, o espaço foi construído em 1536 (na época do Renascimento) e restaurado no início do século XX. Com seu detalhamento clássico e horta maravilhosa, assemelha-se a um cenário de Alice no País das Maravilhas, segundo Caterina Poli.

• Jardins Generalife, em Granada (Espanha)

Um ambiente relaxante com jardins ornamentais, hortos florestais e arquitetura integrada. Os pátios, fontes e espelhos d´água em estilo árabe são inspiradores.

Fonte: Casa/Abril