Caminho de Santiago brasileiro é inaugurado em Florianópolis

Desde a Idade Média, em meados do século IX, uma série de viajantes realizam o Caminho de Santiago, percorrendo diferentes rotas do continente europeu até a cidade de Santiago da Compostela, na Espanha. A partir de agora, esse caminho vai poder começar a partir de outras paisagens.

guyveloso_wayofsaintjames-caminhodesantiago.jpg.1340x450_default.jpg

Foto: CaminhosDeSantiagoDeCompostela

 

Florianópolis foi escolhida como a cidade brasileira para sediar o Caminho de Santiago do país. Acontece que, desde dezembro de 2016, a Catedral de Santiago de Campostela decidiu que diferentes países poderiam sediar pequenos caminhos, que seriam com o início do principal caminho de Santiago.

A maior parte dos peregrinos percorrem 100 quilômetros, o necessário para obter a Compostela, título de seguidor de Santiago. O caminho mais curto conhecido que passa pela Europa não atinge a distância exigida. Portanto, outros caminhos ao redor do mundo poderão complementar o restante.

E a trilha de Floripa é a primeira na América Latina a fazer isso. São 21 quilômetros, partindo da praia de Canasvieiras até a praia dos Ingleses, caminho que permite várias paisagens belíssimas e atrações religiosas no meio do caminho.

Para os idealizadores do projeto, realizar o trajeto em Floripa é como um pontapé para o trajeto como um todo. Iniciar em uma cidade litorânea significada que logo após o oceano está o restante do caminho. Fica o desafio!

Atualmente, percorrer o Caminho de Santiago não é apenas turismo religioso, é também cultural e histórico. Não é difícil encontrar curiosos percorrendo o caminho original pela simples vontade de conhecer a história.

A abertura do Caminho de Santiago brasileiro está marcada para o dia 29 de junho, a partir das 9h. Uma caminhada está marcada para essa data, já iniciando para muitos o trajeto dos 100 quilômetros. Esperamos que ela termine só na Europa, não é?

Como sempre mostramos aqui em nosso blog, Floripa está repleta de atrações culturais de todos os gêneros. Venha desfrutar de nossa cidade e descanse com todo o conforto que você merece aqui, nos Hotéis Costa Norte!

 

Com informações de ND.