Conheça as duas praias de Floripa que ganharam certificado mundial de sustentabilidade

Quem costuma acompanhar o blog dos Hotéis Costa Norte já deve ter percebido que Floripa gosta de tomar atitudes sustentáveis. Desde projetos voluntários para limpar as praias até a atuação de equipes de proteção aos animais marinhos, a cidade procura preservar a saúde de suas belezas naturais.

E agora podemos contar mais vitórias. Duas praias da Ilha tiveram renovados seus títulos de orlas ambientalmente sustentáveis. As iniciativas de dez praias brasileiras foram reconhecidas pelo Programa Bandeira Azul, da Fundação para Educação Ambiental.

praias-de-floripa-jornal-folha-de-b-a-zios.jpg.1340x450_default.jpg

Quando são reconhecidas pelo Programa Bandeira Azul, as praias ganham uma bandeira física para poder hastear em suas orlas. Imagem: BandeiraAzul.org

 

Os dois destaques de Floripa são a Praia da Lagoa do Peri e a praia do Iate Clube de Santa Catarina. Elas foram reconhecidas pelas instituições do programa por aplicarem ações de educação e gestão ambiental, garantindo a boa qualidade da água e investindo de forma geral na preservação da natureza.

Além das duas praias da Ilha, as outras oito brasileiras que recebem o direito de hastear a bandeira azul da sustentabilidade são: Praia do Tombo (SP), Praia Grande (SC), Prainha (RJ), Praia de Nossa Senhora de Guadalupe (BA), Marina Costabella (RJ), Marinas Nacionais (SP), Marina Kauai (SP). Vale lembrar que, além de Floripa, apenas o Guarujá em São Paulo conseguiu colocar duas praias na mesma cidade nessa lista.

As dez orlas brasileiras foram reconhecidas no júri internacional do Programa Bandeira Azul, que se reuniu no início do mês de Outubro na Dinamarca.

praias-de-floripa-e-sustentabilidade-destina-florian-a-polis.jpg.1340x450_default.jpg

A praia da Lagoa do Peri, com sua água doce limpíssima. Imagem: Destino Florianópolis.

 

Praia Lagoa do Peri: riqueza natural!

A Lagoa do Peri, espaço público que ocupa a lista da qual falamos, é "simplesmente" a maior lagoa de água doce da costa catarinense. São 5km² de um espelho d'água rodeado de muita fauna e flora, incluindo alguns pontos com mata-atlância preservada. Todo o território é considerado como patrimônio natural municipal.

A praia da região, além de considerada mundialmente sustentável, é um ótimo lugar para piqueniques, caminhadas, apreciação e, claro, banhos. O lugar ainda conta com trilhas, parques infantis, reserva biológica aberta à visitação, paisagem cultural. Além disso, também existem instalações para turistas, como bar-restaurante e estacionamento. 

06-ok.png.1340x450_default.png

Painéis solares nos Hotéis Costa Norte geram economia através de energia limpa e renovável.

 

Falando de sustentabilidade, também vale lembrar uma iniciativa que adotamos aqui no Hotel Costa Norte Ponta das Canas há alguns meses. A instalação de painéis solares faz com que 35% de nossa energia seja limpa, sem prejuízo algum para a natureza! 

E aí, bateu uma vontade de visitar Floripa? Venha conhecer nossa cidade e todas as suas belezas naturais!

 

Com informações de Diário do Nordeste.