Conhecendo o Ribeirão da Ilha: um passeio pela história de Florianópolis

64_full.jpg.1340x450_default.jpg

Foto: reprodução / Wikimapia

 

Quem adora conhecer a história dos lugares através das paisagens e construções históricas vai querer conhecer o Ribeirão da Ilha, um charmoso e bucólico bairro localizado no sul de Floripa.

A história desse local acompanha a história do próprio litoral brasileiro. Para a alegria dos turistas, o bairro ainda conserva muitas construções centenárias que podem ser visitadas e remontam às antigas organizações do local.

110110508.jpg.1340x450_default.jpg

Foto: reprodução / Panoramio

 

Um lugar com muito para contar

Lá em 1506 ele já era conhecido por diferentes navegadores que exploravam o litoral, principalmente espanhóis interessados na região. Indígenas, claro, já viviam por ali há centenas de anos.

No século 18, quando povos das ilhas dos Açores e da Madeira vieram colonizar a Ilha de Santa Catarina, eles se estabeleceram também no Ribeirão da Ilha. Foram eles, os colonizadores, os primeiros habitantes da região responsáveis por desenvolvê-la.

ribeir_o_da_ilha_.png.1340x450_default.png

Foto: reprodução / Vendas e Vendeiros.

 

Passeando pela história

Hoje em dia, construções históricas bem conservadas remetem a esse passado rico. Caminhar pelas ruas de pedras recheadas de belíssimas casas coloridas é como voltar no tempo.

O Ecomuseu, um dos locais disponíveis para visitação, tem alicerces que datam de 1794! A área do museu remonta à história de Riberião: ao lado da casa estão um engenho de mandioca e plantações, ativados para reproduzir os modos de produção do local.

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa é outro lugar interessante. Fundada em 1806, ela já foi local de visita do imperador Dom Pedro II, e ainda conserva características de sua época de fundação.

O que também chama muita atenção é a gastronomia típica que os restaurantes próximos oferecem. Na rua principal, uma diversidade de estabelecimentos aconhegantes dão a chance de provar frutos do mar deliciosos - alguns são colhidos no próprio litoral da região! As escolhas são muitas.

ribeir-c3-a3o_da_ilha_1.jpg.1340x450_default.jpg

Foto: reprodução / Imob. Buzz.

 

E então, se apaixonou? Faça uma visita à Floripa e conheça essa e muitas outras atrações da nossa cidade. Temos muita história, cultura e, claro, belas paisagens.

Hospede-se conosco nos Hotéis Costa Norte e aproveite seus dias tranquilamente, com todo o conforto que merece.

 

Com informações de G1GuiaFloripa.