Cultura e história também fazem parte do cenário da praia dos Ingleses

Nem só de vistas incríveis do mar, vegetação e dunas sobrevive a praia dos Ingleses. Quem já visitou a região, sabe que há muitas atrações para aproveitar por aqui. Aqueles que gostam de história também não têm motivos para se decepcionar.

praia-dos-ingleses-1.jpg.1340x450_default.jpg

A começar pelo nome

Para começar, o porquê do nome "dos Ingleses" já pode atrair muitos amantes de curiosidades. Em 1989, um mergulhador, em apenas mais um dia de exercícios, encontrou uma jarra de cerâmica misteriosa na areia, a alguns metros de profundidade.

Esse foi um indício de que havia algo nas profundezas da praia - que até então não era chamada "dos Ingleses". Depois de certo tempo, junto com a jarra foram encontrados os restos de uma embarcação, com vários objetos de época em seu interior.

Pesquisas indicaram data e origem: entre 1683 e 1737, afundou por ali um navio inglês, repleto de marujos. Ela ainda está lá, enterrada na areia, entre um e oito metros de profundidade, a cinquenta de distância da praia. E ela foi o motivo do nome "praia dos Ingleses".

Uma outra história e outra cultura

maxresdefault.jpg.1340x450_default.jpg

A região de Floripa também foi o lar de muitos povos pré-coliniais, que ali se estabeleceram antes da chegada de colonos portugueses. Saber detalhes sobre a história desse pessoal é um pouco difícil, já que os resquícios hoje são escassos.

Como sabemos que eles estiveram por aqui, então? Um local na praia dos Ingleses pode contar. O Museu das Oficinas Líticas é uma região preservada que conserva pedras e rochas que foram utilizadas pelos nativos na produção de ferramentas, armas e outro itens utilizados em seu dia a dia.

Utilizando a técnica de abrasão por areia, eles esculpiam uma série de objetos que utilizavam para a caça e outros propósitos. No Museu, encontram-se conservados os locais onde eles fabricavam essas peças, verdadeiras oficinas a céu aberto. 

Esses povos são ditos como os primeiros a povoar a Ilha, se estabelecendo não só na região dos Ingleses mas também próximos a outros rios, costões e praias, como do Santinho, da Galheta, da Armação. 

pb250165.JPG.1340x450_default.JPG

Foto: reprodução / VisiteFloripa

 

Você esperava tanta riqueza na história da praia dos Ingleses? Esperamos ter fascinado você, assim como nos fascinamos por esse lugar.

E caso você queira conhecer de pertinho, nós dos Hotéis Costa Norte estaremos esperando de braços abertos. Venha visitar um dos lugares mais queridos de Florianópolis!

Com informações de VisiteFloripa.