Dicas para se bronzear da maneira correta

Mar, praias lotadas, muito sol e bronzeado. Essa é a receita do verão, principalmente nas praias de Floripa. É irresistível querer pegar aquela corzinha quando chega a estação, mas existe uma maneira certa de fazê-lo. Vamos lá?

manter-pele-bronzeada-178702923.jpg.1340x450_default.jpg

O primeira erro de muitas pessoas é pensar o seguinte: "preciso me queimar para me bronzear". Bem, não é preciso se queimar para se bronzear. Isso geralmente acontece com quem é um pouco ansioso e deseja se bronzear para o verão todo em apenas um dia. Mas demora um pouco mais que isso.

A receita perfeita é ir dosando aos poucos, um dia de cada vez. Os efeitos de um dia de bronzeamento irão aparecer entre 48 e 72 horas, então nem adianta ir com muita pressa.

O mais importante é lembrar do horário: o período das 10h às 16h não deve ser evitado apenas porque o sol é mais forte, mas porque os raios ultravioleta B (UVB), que são mais danosos a pele e provocam queimaduras, estão mais presentes nesse período.

O horário mais indicado, como muitos sabem, é antes das 10h ou depois das 16h. Nesses períodos, os raios UVB ainda não estão fortes e os raios UVA é que estão mais presentes, esses que não agridem tanto a pele e contribuem para um bronzeado saudável.

Sabendo do horário, é importante lembrar da proteção. Se seu objetivo é pegar uma cor, você ainda precisa do protetor solar.

Em horários mais seguros, você não precisa de um fator (FPS) muito alto. Em horários mais críticos, porém, você irá precisar de um FPS mais elevado - a partir do 30, por exemplo. 

E qual seria o tempo para ficar exposto ao sol? Seguindo essas recomendações, o ideal é que se fique durante uma hora, todos os dias, sob os raios solares. 

Voltando da "sessão de bronzeamento", você ainda precisa cuidar da pele. Procure utilizar um creme pós sol e, depois que a corzinha já estiver presente, aplique hidratantes para poder manter o tom.

Quando o bronzeado é o que você quer, é ideal ter paciência. Lembre-se: horário ideal, proteção e quantidade de tempo sob o sol. Depois disso, claro, o cuidado ideal com a pele. Dessa maneira, você estará se bronzeando da maneira correta.

Com informações de Dermatologia.net.