O calor e o humor

Que o clima influencia a nossa maneira de agir e viver no dia a dia, isso nós sabemos. Muitas vezes, basta ver aquele dia de sol pintando depois de um período de chuvas para que o humor fique revigorado. 

ponta_das_canas_florianopolis_7.jpg.1340x450_default.jpg

Mas, e o calor especificamente, o que ele faz conosco? Sabemos que existem os "amantes do sol" - que adoram os dias ensolarados e quentes, típicos do verão -, e aqueles que, de modo contrário, preferem dias frios e chuvosos. 

O psicólogo Tom Frijns, da Universidade de Utrecht, na Holanda, foi coautor de um estudo que identificou grupos de agentes do clima. Perguntando a dezenas de adolescentes suas preferências de tempo, ele descobriu "amantes do verão", "odiosos ao verão" e "odiosos a chuva". Entre os entrevistados, o  grupo mais expressivo foi o que não é muito chegado ao verão (27%). Pois é. 

Ao mesmo tempo, ao vermos diversas notícias e estudos, acabamos vendo algumas generalizações. Saber que os índices de suicídio são maiores em regiões frias e que as pessoas são geralmente mais felizes em lugares quentes nos faz pensar que sol é sinônimo de felicidade e chuva, o oposto. 

Mas, na verdade, não é bem assim. No meio de tantos estudos e casos que apontam para direções distintas, podemos chegar à uma conclusão específica: pessoas reagem de formas diferentes ao clima. Ao mesmo tempo que encontramos "odiosos do verão", conseguimos encontrar pessoas que desenvolvem depressões sazonais (especificamente no inverno).

cnn.jpg.1340x450_default.jpg

Algumas coisas, porém, tendem a não mudar. Em dias quentes e ensolarados, as altas temperaturas nos deixam agitados, suscitíveis a realizar atividades e, muitas vezes, ao estresse. Da mesma maneira que calor é uma forma de energia, tal tempo nos deixa mais ativos. 

Já o frio é algo que "nos encolhe", nos deixa retidos. A baixa transpiração, a preguiça e a consequente falta de vontade de realizar atividades nos torna mais introspectivos. 

O que vemos no fim é, de certa forma, que tudo se resume à uma questão de identificações; qual dos diversos tempos e climas causa as melhores sensações no indivíduo. A preferência de clima acaba sendo algo tão pessoal quanto um aspecto da personalidade de cada um.

 

Opções para todos

Felizmente, calor ou frio não é algo que nos priva da diversão, ao menos nos Hotéis Costa Norte: piscinas aquecidas e hidromassagem no inverno, praias lindíssimas bem próximas para aproveitar no verão. Que tal você vir aproveitar?

 

Com informações de HypeScience.