O mais novo parque ecológico de Florianópolis começou a ser preparado

Uma área de 100 mil metros quadrados deve receber o mais novo parque ecológico de Floripa, oferecendo lazer para todos e contribuindo para a preservação da natureza. O Parque do Morro das Pedras, como se chamará o novo espaço, já começou a sair do papel.

morro-das-pedras-dc-clic-rbs-2.png.1340x450_default.png

Áreas ao redor do parque já receberam intervenções de artistas locais. Foto: Reprodução / Diário Catarinense.

Projetado em conjunto

O Parque nasceu de um projeto envolvendo a comunidade e profissionais de diferentes áreas, que pensaram a melhor maneira de conceber uma área verde de lazer para a região.

Por enquanto, a limpeza e terraplanagem do terreno já foram feitas. Em setembro do ano que vem, é esperada a conclusão da primeira parte do Parque, que já vai poder ser desfrutada pela população.

O projeto completo prevê a implantação de diversas estruturas: quadras esportivas, playground, cinema, pista de skate, trilhas ecológicas, centro multiuso, entre outros. A ideia é criar um grande centro de lazer junto a natureza e valorização de atividades culturais.

Os idealizadores também pretendem que um teleférico seja instalado para que os visitantes possam aproveitar a riqueza das belezas naturais da região.

Valorizar a natureza

Uma grande preocupação de toda a comunidade que participou da elaboração do projeto do Parque foi a preservação da natureza e da mata nativa da região.

Na área do terreno que irá compor o Parque, a antiga flora voltará a fazer parte do espaço, favorecendo a preservação da vegetação e a volta da antiga fauna.

Atualmente, o espaço é tomado por árvores plantadas há não muito tempo, provavelmente com próposito de extração - espécies como eucalipto e pinus. A ideia é aproveitar a madeira dessas árvores, que serão extraídas, para o próprio paisagismo do novo parque.

A primeira etapa da construção do parque, que já deve ficar pronta para uso em setembro do ano que vem, irá valorizar as áreas de caminhada e esporte. As trilhas ao redor do parque, o mobiliário necessário e as quadras esportivas devem ficar prontos nesse primeiro momento.

morro-das-pedras-dc-clic-rbs.png.1340x450_default.png

Esquema que ilustra a área das trilhas ecológicas do futuro parque. Reprodução / Diário Catarinense.

Região privilegiada

O Parque ecológico do Morro das Pedras ficará localizado no sul da Ilha, próximo à Praia do Morro das Pedras e da Lagoa do Peri.

Nessa região existem longas áreas de preservação que contam com fauna e flora riquíssimas. A Lagoa do Peri, além de belíssima, conta com um parque municipal que mantém uma reserva biológica.

Na praia da região, como o nome diz, grande quantidade de pedras cercam a areia, criando uma paisagem muito bonita. É famosa entre os surfistas, já que conta com um mar um pouco agitado

morro-das-pedras-bela-santa-catarina.jpg.1340x450_default (1).jpg

A praia de Morro das Pedras. Reprodução / Bela Santa Catarina.

A construção do parque conta com parcerias tanto entre a população local e a prefeitura quanto da iniciativa privada e a pública.

Vamos ficar de olho para acompanhar o surgimento desse belíssimo lugar, que deixará Floripa ainda mais bela.

E você, por que não vem aproveitar todas os atrativos naturais que nossa cidade tem a oferecer? Os Hotéis Costa Norte convidam você para conhecer nossas belezas!

 

Com informações de DC.