Prédio histórico de Floripa é reformado e pode ser visitado

ndonline-4.jpg.1340x450_default.jpg

Foto: reprodução / NDOnline

 

No século XIX, quando ainda era chamada de Nossa Senhora do Desterro, Florianópolis não era uma cidade de muito sucesso econômico. Poucas empresas abriram na região àquela época, e menos ainda sobreviveram até os dias de hoje.

O chamado Casarão Hoepcke, lar do grupo empresarial que leva o nome do alemão Carl Hoepcke, um dos primeiros empresários da região, foi recentamente reformado. A melhor parte é que o edifício abriu suas portas à visitação, para uma volta por dentro do passado da Ilha.

A empresa, fundada há 132 anos, se estabeleceu num edifício de três pavimentos ainda mais antigo, construído num misto de características luso-brasileiras. Foram necessários dois anos e meio para o restauro do prédio, seguindo critérios muito minuciosos. Hoje, ele é chamado de Hoepcke Premier, estando localizado na esquina entre as ruas Conselheiro Mafra e Deodoro, no Centro. 

Agora pronta, a restauração dá a chance para os visitantes de conferir a Mostra Premier de Cultura, uma oportunidade de conhecer detalhes centenários originais de um clássico edifício da região e seus ambientes com características históricas. 

O antigo assoalho - de madeira canela -, as vigas originais, a estruturação da casa, ferragens e outros materiais utilizados na construção do prédio estão sendo expostos. 

Algumas salas foram completamento remontadas, incluindo ferramentas, documentos, equipamentos e outros itens originais, lembrando das antigas configurações do espaço.

A Mostra, que vai de 21 de novembro a 3 de dezembro, é mais uma oportunidade de conhecer um lado da história de Florianópolis pouco sabido: o de seu desenvolvimento como cidade moderna. 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Floripa? Fique ligado no blog dos Hotéis Costa Norte! Um dos mais queridos hotéis da região. 

 

Com informações de NDOnline.