Por que o protetor solar é tão importante

Desde pequenos estamos acostumados a contar com ele sempre quando vamos à praia, principalmente por causa dos cuidados das mamães. O protetor solar se tornou algo praticamente indispensável, e com toda a razão.

Mesmo que sejam tão famosos, não são todas as pessoas que sabem como eles funcionam.

Sabendo disso, os Hotéis Costa Norte querem explicar para você como funciona o protetor solar, justamente para saber por que ele é tão essencial e não pode ser esquecido.

  Imagem: reprodução / Minha Vida.

Imagem: reprodução / Minha Vida.

Protetor solar é amigo da saúde

Os protetores servem para filtrar a incidência dos raios solares. Eles impedem que os raios UVA cheguem à camada interna da pele (derme) e que os raios UVB atinjam a epiderme, camada externa.

A importância desses produtos tem a ver com os efeitos que os raios UVA e UVB têm sobre a pele.

Esses raios podem alterar a composição de certas células, principalmente dos melanócitos – células que dão cor à pele.

Em excesso, as radiações solares podem modificar as células já existentes que irão criar outras novas. Quando nascem, as células modificadas podem levar às alterações em pontos específicos da pele, como manchas, rugas e, em casos mais raros, câncer.

É como um efeito bola de neve: o sol afeta as células, que criam células afetadas que prejudicam a pele, e assim repetidamente.

O protetor solar é capaz de mudar quimicamente os raios ultravioleta para que não afetem a pele. Através de sua composição química, eles podem transformar a radiação em calor, por exemplo.

Ele funciona como uma barreira que absorve parte da nocividade dos raios UV e transmite, durante um período de tempo, apenas uma fração da radiação.

Já o bloqueador solar é um pouco diferente, mesmo que pareça a mesma coisa. Ele cria uma espécie de barreira física que reflete a radiação solar. Sua composição geralmente conta com elementos como dióxido de titânio, que é altamente refletor.

O que é FPS

O Fator de Proteção Solar (FPS) é um tipo de indicador do nível de proteção que o produto oferece. Significa o quanto de tempo a pessoa pode permanecer exposta aos raios solares além do que sua pele permite.

No caso de um FPS 50, por exemplo, quer dizer que o protetor permite que a pele fique 50 vezes mais tempo exposta do que caso não estivesse usando o produto.

Peles mais claras geralmente exigem proteções maiores. Para uma pele muito branca, FPS 30 para cima é o mais indicado.  

Vale sempre lembrar aquelas dicas básicas para passar o protetor: esperar pelo menos meia-hora antes de entrar na água e/ou ir para o sol e reaplicar a cada hora. Também é uma boa ideia evitar os horários de maior radiação solar, que é entre as 10 da manhã e 4 da tarde.

  Vista do Hotel Costa Norte Ingleses.

Vista do Hotel Costa Norte Ingleses.

Os Hotéis Costa Norte se preocupa com você, para que nenhum problema atrapalhe sua diversão na praia. Quando estiver em Floripa, conte com a gente para estar com você em todos os momentos!