O sol e a felicidade: o que as duas coisas tem a ver? Muito!

Não é difícil perceber que um dia chuvoso e cinzento pode alterar nosso humor assim como um dia ensolarado e bonito.

Muito mais do que nos damos conta, o tempo condiciona nossa forma de encarar o cotidiano.

Todas as músicas, poemas e ditados sobre o sol e a felicidade sempre tiveram um fundo de verdade científica, mesmo que nenhum autor soubesse. Hoje vamos contar o porquê. Olha só.

  Apreciar o Sol também faz parte de uma vida ativa e feliz!

Apreciar o Sol também faz parte de uma vida ativa e feliz!

Sol e felicidade tem mais a ver do que pensamos

Você já deve ter ouvido falar da serotonina. Ela é um neurotransmissor responsável por, entre outras coisas, controlar a ansiedade e o bom humor.

Quando o corpo é exposto a uma série de fatores, como a luz natural, o corpo a libera naturalmente e ela passa a interagir em nosso organismo, nos deixando mais dispostos, bem humorados e ativos.

Durante a noite e em dias mais escuros, com menos luz, é normal nos sentirmos mais cabisbaixos, desanimados, já que não há uma interação tão forte entre a luz natural e a liberação do hormônio.

É claro que muitas pessoas pensam em dias nublados como mais confortáveis, e isso mostra como essa relação toda é relativa.

No entanto, o fato de o Sol ser para muitas pessoas algo necessário para um dia começar bem tem essa explicação bastante natural e particular. É realmente uma espécie de necessidade!

Questão de temperatura

Uma outra relação tem a ver com a temperatura de nosso corpo. Nós seres humanos somos conhecidos por sermos “homeotérmicos”, ou seja, nosso corpo costuma ter uma temperatura constante, entre 36 e 37 graus.

Dessa forma, é normal nos sentirmos confortáveis quando a temperatura ambiente favorece a nossa. Num calor de 30 e tantos graus, com ventos deliciosos e um cenário que contribui, é fácil nos sentirmos bem.

No entanto, quando a temperatura foge muito do nosso padrão é normal que o corpo responda. Num calorão, com sensação térmica de 50 graus, por exemplo, é fácil ficar agitado, irritado, eufórico.

Já num tempo gelado, com ventos frios cortando o ar, é fácil se sentir mais introspectivo e inativo.

Tudo isso nos dá uma resposta: sim, o tempo influencia nossa maneira de sentir o dia a dia.

Isso também explica a relação entre o Sol e felicidade. Mesmo que alguém não goste de calor, é muito mais fácil se sentir bem em um dia ensolarado, não é?

Agora, sabemos que o verão já terminou e os grandes períodos ensolarados não são frequentes. No entanto, em Floripa, mesmo no outono conseguimos ainda aproveitar uma dose do Sol e um calor bem bacana para pegar uma praia.

Que tal você aproveitar os meses antes do inverno para visitar uma das mais belas cidades do Brasil? Se o tempo esfriar também não tem problema. Os Hotéis Costa Norte possuem piscinas aquecidas!

Em sua próxima viagem, não esqueça de nós! Até lá!