Como a culinária açoriana resiste em Florianópolis

A herança açoriana é perceptível em diversos aspectos em Floripa, especialmente em sua gastronomia.

Os portugueses vindos da Ilha dos Açores chegaram nessa região por volta do século XVIII, e por aqui uniram a sua cultura com os elementos que encontraram, se apropriando também da cultura indígena.

Como viviam muito próximos ao mar, a culinária manteve bases parecidas, abusando sempre dos peixes, crustáceos e moluscos. Aqui, eles aprenderam a usar a farinha e os temperos locais, criando pratos únicos e saborosos que resistiram ao tempo.

Mas e quais são os pratos mais comuns da culinária açoriana encontrados em Floripa? Vamos mostrar aqui a base dessa deliciosa gastronomia e alguns pratos incríveis. Confira.

  União entre peixe, farofas e farinhas é super tradicional na culinária açoriana. Imagem: Casa e Jardim.

União entre peixe, farofas e farinhas é super tradicional na culinária açoriana. Imagem: Casa e Jardim.

Muitos, muitos frutos do mar

A culinária açoriana é simples mas não deixa a desejar no sabor. São muitos peixes, camarões, mariscos, berbigões, carne de siri, lula e polvo, tudo preparado com um tempero local tradicional. 

Em Florianópolis, recentemente a ostra passou a fazer dos pratos com base nos frutos do mar tradicional. A Ilha é considerada o maior produtor nacional desse tipo de molusco.

Os acompanhamentos à base de farofas e farinhas são indispensáveis na culinária açoriana. A farinha de mandioca faz parte de muitos pratos, sendo o pirão de peixe o mais famoso, além de outros caldos e sopas. O cuscuz, polvilho, beiju e canjica também são acompanhamentos bastante tradicionais.

  Camarões são sempre pratos típicos na culinária local. Imagem: Férias Floripa.

Camarões são sempre pratos típicos na culinária local. Imagem: Férias Floripa.

E não falta sabor quando o assunto são os temperos utilizados. Alho, cebola, pimenta do reino, tomate miúdo, coentro, salsa, louro, cebolinha, alfavaca, entre outras ervas são usadas constantemente. Isso tudo graças à cultura indígena e seu contato com a clássica culinária portuguesa.

Pratos clássicos

Em qualquer restaurante que procure manter viva a culinária açoriana, alguns pratos são extremamente tradicionais.

Não podíamos deixar de citar o pirão de peixe, que faz parte da identidade de Florianópolis há muito tempo. São ingredientes extremamente simples que, quando combinados, são uma explosão de sabor: basta água, farinha de mandioca, peixe e os temperos certos.

  O pirão de peixe quase sempre vem super acompanhado com outros elementos típicos. Imagem: TravelForever.

O pirão de peixe quase sempre vem super acompanhado com outros elementos típicos. Imagem: TravelForever.

O peixe frito também faz parte de muitos cardápios, geralmente acompanhado de caldos e pirões – que usam sempre a farinha de mandioca como ingrediente.

Pratos mais prátios e universais também são a casquinha de siri, a ostra gratinada, o camarão à milanesa e a paeja, bastante comuns por aqui.

  Paeja de frutos do mar. Imagem: Turismo.SC

Paeja de frutos do mar. Imagem: Turismo.SC

O berbigão, que é uma espécie de molusco, na mão de vários restaurantes é transformado em um cozido bastante temperado e saboroso, um ótimo acompanhamento.

Na verdade, existe uma infinidade de pratos que utilizam como base os frutos do mar clássicos que já falamos lá em cima. A partir de restaurantes experientes nascem diversos caldos, sopas, cozidos, assados e grelhados que levam a culinária açoriana a um patamar bastante requintado e, claro, delicioso.

Vamos parando por aqui porque não queremos deixar você com mais água na boca. Para provar todas essas delícias, convidamos você para conhecer Floripa e seus vários restaurantes que criam pratos incríveis.

Inclusive, o nosso Canto do Mar, restaurante que faz parte dos Hotéis Costa Norte, também possui vários pratos em seu cardápio em que a herança da culinária açoriana está presente. Estamos te esperando para aquele almoço, ok?