Confira a reportagem que mostra belezas das ilhas de Florianópolis

Florianópolis arranca suspiros de turistas, amantes das praias, da natureza, das aventuras e até do turismo histórico.

Não à toa, recentemente uma reportagem do quadro Caminhos da Natureza, feita pelo canal NSC TV, exibiu um pouco da história e de algumas belezas naturais incríveis das ilhas de Florianópolis, algumas até pouco conhecidas.

Arquipélago das ilhas de Florianópolis

A reportagem deu destaque para um projeto que existe e corre hoje em Florianópolis para nomear o conjunto de Ilhas, do qual Floripa faz parte, de Arquipélago de Ondina.

A Ilha de Santa Catarina, nome oficial da Ilha onde fica a capital, é a principal formação de um conjunto de 29 ilhas que existem neste canto do Brasil.

Todas elas ficam dentro do território de Florianópolis e um grande número delas pode ser visitada, promovendo ecoturismo e também turismo histórico.

O arquipélago, que talvez passe a ter o nome de Ondina no futuro, se divide em basicamente em três conjuntos: ilhas turísticas; ilhas históricas habitadas no passado e que receberam as fortalezas; e ilhas não ocupadas, que não recebem visitação.

  Ilha do Anhatomirim, em Florianópolis, é aberta para visitação histórica. Imagem: UFSC.

Ilha do Anhatomirim, em Florianópolis, é aberta para visitação histórica. Imagem: UFSC.

No episódio do programa Caminhos da Natureza é possível conhecer as particularidades, belezas e história de algumas ilhas especiais de cada um desses grupos.

Confira algumas belíssimas imagens de Floripa e dessas ilhas incríveis mostradas no programa. O episódio que mencionamos está disponível neste link.

Destaque para a belíssima ilha do Campeche

Entre os grupos de ilhas turísticas, um destaque merece a Ilha do Campeche, com sua natureza exuberante, trilhas pela mata fechada e água azul turquesa.

Apesar de extremamente famosa e visitada por turistas do Brasil e do mundo que vêm conhecer Floripa, a Ilha do Campeche ainda mantém iniciativas sérias de conservação.

  Águas cristalinas do Campeche atrai turistas em peso. Imagem: Mitica.Tur.

Águas cristalinas do Campeche atrai turistas em peso. Imagem: Mitica.Tur.

Para começar, não é possível permanecer na Ilha durante todo o dia, já que não há hospedagens e pouquíssimas construções.

O fluxo no interior da Ilha é controlado, não podendo ultrapassar 100 pessoas. Para realizar trilhas na Ilha e mergulhos nas redondezas, é preciso agendar horários com profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que trabalham no local.

Tudo isso é feito para controlar a atividade humana e permitir o mínimo possível de impacto às belíssimas atrações naturais e vida nativa. No entanto, nada disso impede que o Campeche seja aproveitado e garanta memórias incríveis.

Para conhecer mais sobre as ilhas de Florianópolis e um pouco da história que rodeia a cidade, confira online os episódios do programa mencionado.

E se você quer acompanhar um guia completo de atrações que acontecem por aqui, continue de olho em nosso blog! Além de garantir uma hospedagem com todo o conforto, os Hotéis Costa Norte também te indicam o que há de melhor na Ilha!