Já conhece o Caminho de Santiago brasileiro? Ele fica em Floripa!

O Caminho de Santiago leva diversos cristãos à Europa, especialmente à Espanha, para percorrer a trilha que leva até a Basílica de Santiago da Compostela.

Os Caminhos de Santiago se espalham por trilhas em diversos países da Europa. Quem percorre 100 quilômetros dos caminhos pode obter a Compostela, um título de seguidor do antigo apóstolo Tiago.

Durante muito tempo, os Caminhos precisavam ser iniciados e terminados em solo europeu. No entanto, desde dezembro de 2016 é possível iniciar essa trajetória na América Latina.

Entre todos os lugares, Florianópolis foi escolhida para receber o Caminho de Santiago brasileiro. Hoje vamos contar como ele é, por onde passa e o que é possível ver durante este Caminho. Veja só.

  Imagem: reprodução / RBS.

Imagem: reprodução / RBS.

Por onde passa o Caminho de Santiago brasileiro

São 21 quilômetros, que partem da praia de Canasvieiras e chegam até a praia dos Ingleses. O trajeto inicia na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que conta com uma placa oficial que indica o começo do caminho.

Depois, o ideal é seguir pela praia, numa caminhada de quatro quilômetros até a região de Cachoeira do Bom Jesus, onde está localizada a próxima parada sacra: a igreja de São Pedro.

 Imagem: reprodução / RBS.

Imagem: reprodução / RBS.

O caminho até lá envolve uma deliciosa caminhada pela areia e algumas paisagens bacanas com navios, pescadores, pássaros.

Saindo dali, é hora de pegar a estrada para a praia da Lagoinha, outro lugar incrível que proporciona ótimas visões. No fim desta praia está a trilha do Morro da Rapa, outro estágio do Caminho de Santiago de Floripa.

 Trajeto é cheio de vistas incríveis. Imagem: reprodução / RBS.

Trajeto é cheio de vistas incríveis. Imagem: reprodução / RBS.

Segundo praticantes, o caminho todo é de dificuldade média para alta, já que, principalmente no fim, possui alguns momentos de maior dificuldade. No entanto, com calma e pessoas experientes, é possível realizar tranquilamente.

Depois da trilha do Morro da Rapa, se percorre a Praia Brava, que possui uma encosta com paredões de pedras que apresenta certa dificuldade, o trecho mais complicado do Caminho.

 A praia da Lagoinha oferece vistas incríveis. Imagem: reprodução / Pinterest.

A praia da Lagoinha oferece vistas incríveis. Imagem: reprodução / Pinterest.

Em seguida, se percorre tranquilamente a Praia dos Ingleses até o fim. O último ponto desse trajeto é o Santuário Sagrado Coração de Jesus, um lugar tranquilo para descansar os músculos e aproveitar a sensação gostosa de fim de caminhada.

 

Oportunidade de conhecer a história

Sugere-se que o Caminho de Santiago brasileiro seja o pontapé inicial para a jornada toda de 100 quilômetros, que deve continuar em solo europeu e atingir a Basílica, na cidade de Santiago da Compostela.

Vale lembrar que os trajetos, tanto os europeus quanto os brasileiros, não são apenas uma espécie de percurso religioso, mas também histórica e cultural.

 A Basílica de Santiago da Compostela. Imagem: reprodução / Colegioweb.

A Basílica de Santiago da Compostela. Imagem: reprodução / Colegioweb.

Há mais de mil anos que peregrinos de todo o mundo percorrem os Caminhos europeus. Atualmente, muitos o realizam para se conectar com a história e espiritualidade.

Em Floripa, percorrer o Caminho de Santiago brasileiro é também a oportunidade de conhecer paisagens incríveis e parte da história da cidade!

E então, em sua próxima viagem, que tal percorrer esse trajeto e aproveitar essas paisagens? Você pode aproveitar e ficar hospedado no Hotel Costa Norte Ingleses, um ótimo lugar para descansar já no fim do Caminho de Santiago.

E aí, que tal encarar esta aventura? Estamos te esperando!

Com informações de ND Online.