É temporada de tainha em Florianópolis! Conheça esse delicioso peixe

Não é novidade para a maior parte das pessoas o fato de que aqui em Floripa os frutos do mar compõem o cardápio diário de muita gente, fazendo parte da culinária típica da região.

Dentre a variedade imensa de pratos que levam peixes, crustáceos, moluscos ou mexilhões, um integrante bem especial se destaca: a tainha.

Este saboroso peixe, tão tradicional por aqui, já foi incorporado até em pratos da tradicional culinária açoriana.

A temporada da tainha já começou em Floripa, acompanhada da chegada dos dias mais frios do outono. Sendo um peixe de águas geladas, são nas estações mais frias do ano que ele aparece em nosso litoral.

   Tainha feira na grelha: a melhor forma de conservar o sabor do peixe. Imagem: O Tempo.

Tainha feira na grelha: a melhor forma de conservar o sabor do peixe. Imagem: O Tempo.

Eventos que acompanham a temporada da tainha

No último ano, o Norte de Florianópolis celebrou a culinária com a tainha de um jeito bastante especial, com o Circuito da Tainha.

A primeira edição do Circuito envolveu quatro restaurantes do norte da Ilha, inclusive o nosso Canto do Mar da Praia dos Ingleses.

Cada um dos restaurantes ofereceu um prato delicioso e original, feito à base de tainha, para celebrar a ocorrência deste saboroso peixe nos mares locais.

Na ocasião, o Canto do Mar Ingleses ofereceu a Tainha a Costa Norte, com um genoroso filé de tainha grelhado no molho bechamel com camarão e champignon. Olhe que delícia:

   Tainha a Costa Norte, oferecida pelo Canto do Mar Ingleses, no Circuito da Tainha do ano passado.

Tainha a Costa Norte, oferecida pelo Canto do Mar Ingleses, no Circuito da Tainha do ano passado.

Como já deve ter dado para perceber, a tainha não é apenas um peixe ingerido ocasionalmente pelos habitantes de Floripa. A pesca artesanal acontece há mais de 13 anos, mobilizando vários pescadores locais.

Em 2018, o período da pesca artesanal iniciou no comecinho de maio, reunindo dezenas de pescadores na Ilha do Campeche para um café comunitário, uma procissão e, claro, para começar a jogar as redes no mar.

A pesca artesanal começa a acontecer um mês antes do início da pesca industrial, que se inicia no dia 1 de junho.

   Pessoas reunidas para as comemorações do início da pesca artesanal da tainha, na Ilha do Campeche. Imagem: NSC.

Pessoas reunidas para as comemorações do início da pesca artesanal da tainha, na Ilha do Campeche. Imagem: NSC.

Benefícios da tainha

Além de ser super saborosa, a tainha também é extremamente nutritiva, agregando em qualquer dieta. Seu maior destaque é a riqueza de proteínas, já que uma porção de apenas 100 gramas garante cerca de 20 gramas do nutriente.

Cálcio também é algo que não falta na tainha, sendo ela um peixe com boas quantidades do mineral. O ômega-3, conhecida gordura boa que contribui para a saúde do coração, também está presente no peixe.

Para melhorar, ela também não é um alimento rico em calorias e carboidratos. No entanto, é indicado não exagerar nas quantidades, já que a tainha possui quantidades moderadas de gordura.

   Imagem: Estação 261.

Imagem: Estação 261.

E você, ficou com água na boca para poder provar essa iguaria local? Outono e inverno são estações para aproveitar a culinária típica de Floripa, portanto, você tem muitas coisas para saborear por aqui!

Os Hotéis Costa Norte e seus restaurantes aguardam você para um bom almoço e jantar. Até lá!