Praia dos Ingleses

    Florianopolis_7.jpg

    No norte da Ilha de Santa Caratina, a 33 km do centro esta localizada a Praia dos Ingleses. Com 5 km de areias brancas e aguas cristalinas, até hoje mantem os traços dos colonizadores açorianos em cultura, arquitetura e gastronomia.

    A natureza oferece um espetáculo a parte, além do sol e do mar, montanhas, 4 kilometros de dunas, sitio arqueológico submarino, oficinas liticas, rochas com inscrisão rupestres, pesca artesanal da tainha e o aparecimento frequente de baleias em sua costa.

    Cercada por exuberante natureza, com completa infra-estrutura turisca e hoteleira, comércio diversificado, e gente receptiva, fazem da Praia dos Ingleses um destino de qualidade. São 5km de praia, com ondulação média e águas azuis. A Praia dos Ingleses é uma verdadeira cidade com vida própria, bares, restaurantes com comida típica e centros comerciais. A pesca, feita por pescadores locais, garante frutos do mar fresquinhos nos restaurantes da praia.

     

    Diversão junto à natureza

    A natureza aqui oferece um espetáculo à parte. Mar e montanha juntos compõem um quadro muito especial, raro de ser encontrado neste país. São muitas as opções de lazer, mas entre elas podemos destacar:

    • Passeios nas ilhas vizinhas
    • Trilhas ecológicas
    • Esportes náuticos: Vela, surf, Wind – surf, caiaque entre outros
    • Turismo ecológico: Observação da fauna, flora, mergulho entre outros

    E muitas outras opções que estarão à disposição nesse site

     

    Atrativos Naturais

    As praias de Ingleses e Santinho são separadas por 4km de dunas, uma festa para quem gosta de sandboard ou de uma bela caminhada nas areias. A praia é com certeza o principal ponto turístico do lugar. Com quase cinco quilômetros de extensão, a faixa estreita de areia é banhada pelo mar aberto, de águas azuis e com média ondulação. 

    Na alta temporada a água apresenta temperatura média de 22ºC e garante um banho agradável. Nos dias mais agitados, as ondas não chegam a ser grandes, mas apresentam uma boa formação e os surfistas aproveitam.

    Nos meses mais frios, cardumes de peixes que sobem o litoral procurando águas mais quentes que as do Rio Grande do Sul para desovar fazem da pesca a principal atividade dos moradores de Ingleses. O Costão dos Ingleses é próprio para mergulho com snorkel e o Morro dos Ingleses uma ótima opção para trilhas.

    Historicamente, a Praia dos Ingleses foi um centro de pesca, sendo a praia recordista em lances de tainha, com mais de 80.000 em um só lance. Hoje em dia a atividade de pesca está bastante reduzida, porém, não parou de todo muito embora, o movimento turístico, especialmente o de verão, esteja a impedir o trabalho dos pescadores, que por isso, estão procurando outras atividades, ou outros locais de trabalho.

    É também, uma área residencial, com mais de 15.000 moradores permanentes, pois as estradas de acesso, agora com pistas duplicadas são de boas características rodoviárias. Possui muitos hotéis, restaurantes, agências bancárias postos de saúde, serviços gerais e demais estruturas urbanas. Ingleses integra as rotas de turismo internacional, oferecendo atrativos, para lazer, esporte, música, casas noturnas, passeios, camping entre outros.

     

    Curiosidade

    Com a migração em massa de açorianos para a cidade entre 1747 e 1756, as dificuldades de acesso aos lugares mais afastados levaram o governo a descentralizar o poder dividindo a Ilha em freguesias, que mais tarde dariam origem às intendências. Ingleses fazia parte da Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho, fundada em 1831, e o nome da praia deve-se a um navio inglês que encalhou ali. 

    Existem duas hipóteses para o destino do navio. A primeira diz que ele desencalhou e seguiu seu rumo, deixando alguns tripulantes na Ilha. A outra diz que ele naufragou.

    A Praia dos Ingleses pertence ao Distrito dos Ingleses do Rio Vermelho e dista 40km do Centro da Cidade de Florianópolis, através da rodovia SC 401. Possui 4.830 metros de extensão e sua largura varia de 6 a 50 metros.