Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

14 MAI

A importância de se exercitar na quarentena

Data: 14/05/2020

Muitas pessoas usam os exercícios para se livrar do estresse diário e com as academias, parques e ginásios fechados, estão deixando a saúde de lado.

De fato, especialistas dizem que fazer exercícios ajuda bastante não só a saúde física, mas também a saúde mental. Com o isolamento social surge a solidão e a ansiedade. Porém isso não é desculpa para deixar os exercícios diários de lado.    

Com o stress acumulado, a compulsão por alimentos de alto índice calórico e com bastante açúcar aumenta, podendo se tornar um estopim de maus hábitos e danosos para o seu corpo. Dessa forma, é de suma importância que, mesmo em isolamento social, seja criada uma rotina de treinos para fazer com que a saúde corporal fique longe do sedentarismo. 


O sedentarismo pode ser considerado por muitas pessoas como o “mal do século”. Há alguns anos atrás o ser humano tinha uma rotina mais ativa, pois a caça e o trabalho no campo eram questões de sobrevivência.

Foi apenas nas últimas décadas, com a ajuda da tecnologia, que essa doença tomou proporções maiores.

O sedentarismo pode ser ainda mais preocupante para as pessoas 60+ que estão em isolamento social. Muitos idosos costumam fazer caminhadas matinais, pequenas atividades para manter uma vida mais saudável na meia idade. Por fazerem parte do grupo de risco, tiveram que suspender suas atividades diárias até que a pandemia chegasse a um pouco menor de risco.

Mesmo com um sistema imunológico melhor e mais robusto, muitas pessoas de diversas idades não estão imunes a esse vírus. Pessoas com doenças cardíacas, asmáticos e outros problemas respiratórios também precisam ficar atentos e ter um cuidado redobrado nessa pandemia.

Além disso, a falta de exercícios e o consumo exagerado de alimentos em qualquer idade, pode causar problemas de colesterol e diabetes no futuro.

Muitas pessoas ainda se perguntam: “como manter uma rotina equilibrada em casa? Mesmo se não tenho costume de fazer exercícios, eu posso começar nessa pandemia?”

A resposta é; sim! Você pode manter hábitos equilibrados e criar um cronograma de exercícios durante a quarentena.


Hoje em dia há diversos aplicativos gratuitos que oferecem diversas atividades. É importante frisar que as pessoas que estão mais tempo sem fazer exercícios, devem começar com uma atividade física mais leve e com o passar do tempo ir aumentando a intensidade. Optar por um treino mais pesado no início pode causar lesão.

Você também encontrará professores de educação física realizando pequenas aulas nas redes sociais. Com certeza você terá mais propensão a continuar malhando em casa se tiver uma pessoa se exercitando com você, mesmo que seja virtualmente.                                   

Fazer exercícios em casa é uma maneira leve e fácil de vencer o isolamento sem perder para o sedentarismo. Comece hoje mesmo com calma, em alguns dias você notará a diferença e a disposição nas tarefas do dia-a-dia.