Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

14 MAR

Aniversário de 346 anos de Florianópolis

Data: 14/03/2019

No dia 23 de março Florianópolis completa 346 anos de fundação. Contudo, a história da capital de Santa Catarina data tempos remotos, muito antes de 1673 ou 1726, quando foi emancipada.

Estima-se que há mais de 6.800 anos que a Ilha da Magia seja habitada. Os registros históricos dos primeiros povos datam de meados de 4.800 a.C., quando os chamados Homens de Sambaqui povoavam a região. Desde aqueles tempos muitas mudanças aconteceram e levaram a cidade ao que ela é hoje. As pinturas rupestres são muito presentes na ilha, podendo ser encontradas por toda extensão de praias.

A região também já foi habitada pelos índios tapuias que, por volta dos anos 1000, foram expulsos pelos povos tupi-guarani, que vieram da região amazônica. Esses índios praticavam agricultura, pesca, coleta de moluscos e faziam disso atividades de subsistência.

Eles continuaram lá até o século XVI, quando os colonizadores europeus chegaram ao Brasil e os expulsaram de suas terras e colocaram-nos para trabalhar como escravos. A triste situação perpetuou por séculos.

Em 1673 o bandeirante Francisco Dias Velho trouxe família e agregados para iniciar o povoamento de Florianópolis, na época conhecida como como a fundação de Nossa Senhora do Desterro. Até o momento “Florianópolis” ainda fazia parte da vila de Laguna.

Em 1726 Nossa Senhora do Desterro é elevada à categoria de vila, desmembrando-se da vila Laguna. Há algum tempo já se intensificavam fluxos de paulistas e vicentistas que desciam para regiões litorâneas do Sul para povoamento.

 Outro importante marco na história da capital catarinense foi em 1737, quando os militares começaram a ocupar a ilha também e construir fortalezas para defesa do território.

E é só no século XIX que Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de cidade de fato, tornando-se capital da província de Santa Catarina. A partir dessa época os avanços foram grandes, inclusive com investimentos vindos do governo federal para melhorias na estrutura da cidade, com a construção de edificações.

Em 1889, quando a República foi proclamada, o estado de Santa Catarina não concordou com a nova forma de governo implantada e resistiu. Mas cinco anos depois, com a vitória das tropas de Marechal Floriano Peixoto, a cidade muda seu nome para Florianópolis, homenageando-o.

No século XX que a cidade encontrou sua época de maior crescimento econômico e estrutural, com implementação de redes básicas de energia, esgoto e distribuição de água.

Hoje em dia, no século XXI, Florianópolis é muito bem estabelecida como um dos melhores destinos brasileiros para turistas. Com a vida sempre construída ao redor das praias, nos dias de hoje não seria diferente. Consideradas a principal atração da cidade, o mar da Ilha da Magia, além de agradar todos os públicos por ter pontos calmos e agitados, também é gerador da maior fonte de produção local: as ostras.

 

Florianópolis é uma cidade maravilhosa, com muita cultura, história e lugares incríveis para visitar. Seja a sua primeira vez visitando a Ilha da Magia ou um retorno, o importante é aproveitar muito a estadia: algo que os Hotéis Costa Norte com certeza proporcionam!

Faça já sua reserva pelo nosso site ou pelo telefone através do número +55 (48) 3261-3000 para a sede da Praia dos Ingleses, e +55 (48) 3261-0800 para a sede de Ponta das Canas.