Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

9 MAI

Caiaque e stand-up: saiba mais sobre as atividades

Data: 09/05/2019

A canoagem é uma prática muito antiga, que foi criada para suprir as necessidades de povos que moravam próximos aos mares ou rios de se locomoverem para conseguir buscar alimento em locais mais afastados sem precisarem atravessar florestas ou até mesmo para aqueles que só tinham o mar como fonte de sustento. A atividade é um conjunto da utilização dos caiaques – como são chamadas as embarcações – com a posição do remador, à frente, e seu remo de duas pás.

O que mais se diferencia nas características dos caiaques e canoas, é que o primeiro leva o remador sentado e de frente, possibilitando boa visão dos acontecimentos e também boa velocidade. A caça marítima foi muito facilitada a partir desse veículo, já que povos como os esquimós os utilizavam para ir atrás de focas.

O Brasil é um país com muita riqueza visual quando se trata de biodiversidade, e também quando falamos das águas. Com rios gigantescos e uma grande parte do país sendo banhada pelo oceano, fica fácil que a prática esportiva náutica seja estimulada, assim como a contemplação da natureza.

A preservação ambiental é um conceito muito trabalhado por quem pratica a atividade porque não é uma embarcação motorizada, então não há a emissão de agentes poluentes na atmosfera e nas águas e nem a agressão sonora no ambiente ao redor. A exploração, o ecoturismo, o lazer e a contemplação da natureza são áreas muito bem abrangidas também, o que cria uma conexão com a fauna e a flora.

De uma forma geral a utilização do caiaque não precisa de muito conhecimento ou prática anterior, sendo possível desfrutar da atividade em uma tarde ensolarada durante uma viagem!

Além da ótima sensação de liberdade ao remar ao ar livre, a atividade também é muito boa para exercitar alguns músculos de maneira descontraída e divertida. A região do abdômen é muito utilizada por causa das remadas, o que ajuda a fortalecer o tronco e também os membros superiores e costas, melhorando dores e a postura. O gasto calórico em média é de 200cal por hora. Contudo, não se trata de uma prática fatigante, já que você pode fazer tudo no seu próprio ritmo.

Já o stand-up paddle surge como atividade próxima ao surfe por também utilizar uma prancha, mas na prática as coisas são bem diferentes! O stand-up é um esporte de marés e lagoas calmas, que permitam um fácil equilíbrio e também um contemplar maior da natureza ao redor.

O SUP, como é chamado, exige de quem pratica um equilíbrio constante. Apesar disso, a atividade não é complicada, mesmo para iniciantes. As pernas e o abdômen são bastante contraídos, mas o esporte envolve todo o corpo, por isso acaba sendo um bom exercício, com um gasto de até 350cal por hora! Há um aumento da mobilidade das articulações, do joelho, da lombas, tornozelo e quadris, o que diminui o risco de lesões e também melhora a postura.

As praias de Ponta das Canas e dos Ingleses possuem águas tranquilas e ótimas para a prática de ambos os esportes! Por isso que os Hotéis Costa Norte disponibilizam o aluguel de caiaques e também pranchas de stand-up, para que os hóspedes possam desfrutar do mar em uma experiência diferente e transformadora!

 


Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre Florianópolis e a vida na praia!