Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

8 MAR

Comidas Típicas Catarinenses

Data: 08/03/2019

Desde peixes, carnes e sobremesas, Santa Catarina é o lugar perfeito para se provar a deliciosa mistura de pratos típicos europeus que ganharam popularidade no país.

Por ficar no litoral, o estado tem uma grande variedade de peixes de frutos do mar frescos à disposição dos restaurantes. Isso significa que você irá encontrar muitas receitas com carne branca, como por exemplo a tainha. Por ser abundante nas águas frias do inverno, o peixe tornou-se uma alternativa barata e muito saborosa, e pode ser preparada assada, frita, recheada ou na brasa.

Herança dos colonizadores alemães, o joelho de porco (ou Eisbein), é a parte dianteira da perna do suíno é assada por horas. Geralmente é temperado com especiarias e vem acompanhado do chucrute, outro prato típico alemão que é a conversa de repolho.

Caso você seja vegetariano e prefira refeições sem carne, a polenta pode ser uma excelente alternativa. Muito popular no sul do país, a polenta catarinense tem um diferencial: cozinha por mais tempo, a iguaria fica um pouco mais consistente, tanto que recebe o nome de Polenta de Fio, porque ela pode ser cortada com um fio de algodão.

Outra opção seria o fortaia, tradição italiana, assim como a polenta. A receita que também pode ser conhecida como omelete colonial é basicamente a mistura de ovo com queijo. Apesar de parecer simples, alcançar o equilíbrio perfeito entre esses dois ingredientes não é tão fácil, logo, é necessário ir em lugares tradicionais da cidade para provar um fortaia de qualidade.

E nada melhor do que fazer uma pausa de um dia de programação cheia na cidade no fim da tarde, então a sugestão é procurar algum café colonial.  Tradicional em cidades de herança germânica, o café colonial oferece pães, tortas, bolos, frios e diversas receitas típicas alemãs. É uma ótima pedida para encaixar na programação de uma viagem familiar

E por falar em tortas e bolos, não se pode sair de Santa Catarina sem provar a famosa Cuca. A receita pode ser feita com bolo ou pão, e recheada com geleia, esse doce tem um ingrediente especial: a farofa doce no lugar da cobertura. Esse toque especial é o ponto mais marcante da receita, e é garantido que agrada todos os paladares.

Outro doce tradicional da região na realidade é uma tradição austríaca, o Apfelstrudel. A tradução do alemão seria “folheado de maça”, tem a forma quadrada e é recheado com passas, migalhas de pão, canela e obviamente, maçã.

Seja qual for seu sabor preferido, doce ou salgado, Florianópolis tem uma opção para você. Complete sua experiência gastronômica no sul do país de hospedando nos hotéis Costa Norte e tire o máximo de proveito da sua viagem.