Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

15 JAN

Conheça os benefícios dos Frutos do Mar

Data: 15/01/2019

            Qual tipo de comida combina com praia? Se você já está com água na boca só de pensar em frutos do mar, vai ficar com mais vontade ainda sabendo que, além de saborosos, eles são excelentes no combate e prevenção de diversos tipos de doenças e ainda ajudam a repor grande quantidade de nutrientes e vitaminas importantes para o nosso corpo.

            A maior parte deles é rica em proteínas.  Eles também fortalecem nosso sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol. Previnem doenças como a demência e até ajudam a evitar o diabetes. Protegem também contra as doenças cardiovasculares e diminuem as chances de desenvolvimento da depressão. Para a galera da academia, eles são excelentes no auxílio da hipertrofia (ganho de músculos).

            Mas é muito importante atentar-se para a forma de consumo. O mais recomendado é consumi-los grelhados ou assados, pois destas formas eles mantêm a maior parte dos nutrientes. Os peixes, por exemplo, apesar de serem ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D e E), que resistem bem ao calor, acabam se tornando mais calóricos e gordurosos quando são fritos. Por consequência, também perdem a maior parte dos benefícios que poderiam oferecer à nossa saúde.

            E se você se dedicou durante meses para estar em forma no verão, nem precisa se preocupar. A maior parte dos Frutos do Mar não apresenta grandes quantidades de calorias e, para aproveitar bem os seus benefícios, médicos e nutricionistas recomendam que eles entrem na dieta pelo menos duas vezes por semana. Entre o menos calóricos em cada 100g de produto estão a ostra (59 Kcal), o marisco (74 Kcal) e o polvo (82 Kcal). Os mais calóricos (mas nem tanto assim) são a lagosta (112 Kcal), o siri (107 Kcal) e o camarão (106 Kcal).

            Se você é apaixonado por Frutos do Mar, não deixe de visitar os Restaurantes Canto do Mar. São duas unidades no Norte da Ilha de Florianópolis: uma no Hotel Costa Norte Ingleses e outra no Hotel Costa Norte Ponta das Canas. O restaurante é conhecido por possuir os melhores pratos de frutos do mar da região e também é aberto para não-hóspedes. Venha conhecer.