Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

11 OUT

Dicas para construir um castelo de areia

Data: 11/10/2018

ADias de sol na praia já são divertidos por si só. Mas podem ficar ainda melhores se foram compartilhados com a família. Ainda mais quando os pequenos estão por perto para animar todo mundo. E com certeza não tem nada mais legal do que aproveitar o momento em família para descontrair um pouco e brincar de construir castelos com a criançada. 



Imagem: Unsplash

Mas é nessa hora que tudo normalmente vai por água a baixo, literalmente. Você, distraído começa a construir o castelo muito perto da água e a maré o leva embora na primeira oportunidade. Ou as pás não funcionam como deveriam, os baldes não deixam a areia no formato certo, a areia está muito fina, ou muito grossa. E o que era para ser divertido acaba virando bagunça, e no final não as crianças ficam sem diversão e sem castelo.E para garantir uma diversão completa para todos, aqui estão algumas dicas que você pode seguir para fazer um castelo maravilhoso e ser o rei da praia!



Imagem: Pinterest

A MISTURA IDEAL

É sempre muito triste ver todo o seu esforço e dedicação desmoronar castelo à baixo, principalmente quando o processo já está quase no final. Mas você sabia que isso acontece muitas vezes porque não medimos as quantidades certas de água e areia? Quando, na hora de juntar as partes, têm muito mais água no balde do que areia, a mistura não fica firme e tende a se desmanchar com o tempo. Se usarmos um balde como medida, uma metade deve ser de areia e a outra deve conter água. 



Imagem: Unsplash

QUAL AREIA DEVO USAR?

Como vimos acima a medida é muito importante, mas não é tudo. As praias da ilha de florianópolis variam muito nos tipo de areia. Algumas como a Praia da Joaquina, tem a areia bem fina, que é a ideal para montar castelos. Areias mais grossas são mais difíceis de "grudarem" e formarem um bolinho quando misturadas com a água, o que dificulta a montagem.



Imagem: Unsplash

ESCOLHENDO O CASTELO

 Antes de começar a construção, claro, é sempre bom decidir o tipo de castelo que vai ser montado. É nessa hora que a criatividade da criançada deve rolar solta e imaginar um castelo que agrade a todos. Escolhido o tipo e o tamanho do castelo, é só começar pela base, sempre fazendo um bloco firme em baixo para que tudo que venha depois possa ser construído em cima dele. E então é só por a mão na massa!



Imagem: Pinterest

DETALHES SÃO SEMPRE BEM-VINDOS

Sempre que a construção termina ainda existe aquela sensação de que faltou alguma coisa, não é? E é por isso que os detalhes do csatelo são sempre bem-vindos e super importantes, pois são eles que dão um toque diferente ao seu castelo. Para ajudar a esculpir os detalhes, um bom aliado são os palitos de picolé e os palitos de dente. São finos e delicados, mas com texturas diferentes, o que ajudará na sua criatividade. 



Imagem: Pinterest

Agora abastecido com todas essas dicas você já pode correr para a praia fazer seu castelo porque com certeza vai fazer sucesso entre os pequenos. Mas lembre-se, construa sempre seu castelo longe da maré para que a diversão dure até o fim!