Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

30 AGO

Ilha da Magia: por que Florianópolis tem esse apelido?

Data: 30/08/2018

 O apelido Ilha da Magia é perfeito para Florianópolis. Suas praias incríveis e a natureza maravilhosa da ilha realmente dão a impressão de que ela é mágica. Mas o significado do nome vai além de sua beleza natural. O folclore local é muito rico e as lendas dão um toque de magia aos lugares tão frequentados por turistas. Vem conhecer algumas com a gente!

O salão de festas das bruxas de Itaguaçu

bruxas_itagua_u

Fonte: Sergio Inocencio

As bruxas possuem uma grande presença no folclore de Florianópolis. Reza a lenda que elas vivem em meio a população e gostam de pregar peças com os pescadores e dar nós nas crinas dos cavalos. Até hoje, perpetua a crença popular de que, ao se mudar para Florianópolis, é preciso pedir licença às bruxas, para poder viver bem na Ilha da Magia.

Embora elas sejam conhecidas por habitarem toda a ilha, Itaguaçu é o local mais conectado à lenda. A história diz que as bruxas resolveram fazer uma grande festa, mas não convidaram o diabo. Como punição, ele as transformou em pedras, que hoje são consideradas uma atração turística.

Lobisomem de Ratones

Ratones é um dos bairros da Ilha de Magia e é conhecido por seu lobisomem. A história é de uma mulher casada que ia dar banho em seu filho à noite, quando seu marido não estava em casa. Mas um cachorro insistente sempre tentava impedir. Um dia, a mulher se irritou e bateu no cachorro, que arrancou um pedaço de sua saia. Na manhã seguinte, a mulher viu os fiapos de sua saia nos dentes de seu marido e a maldição do lobisomem foi quebrada.

O monge da Ilha do Arvoredo

A Gruta do Monge leva esse nome por conta do monge que, reza a lenda, foi encontrado na ilha. Ele era um curandeiro, acabando com as doenças e ensinando remédios. Um dia, entretanto, o monge não foi mais encontrado - tinha desaparecido assim como havia aparecido, de repente - mas até hoje a sua lenda é conhecida por toda Ilha da Magia.

Luz que apareceem Ingleses e Rio Vermelho

Chamada de Luz da Bota ou Luz que Aparece, ela é um mistério. É uma luz vermelha que aparece na região e projeta a sombra de uma bota. Ninguém sabe o certo o que ela é ou o que ela faz, mas todos a evitam quando ela aparece.

Ficou curioso para conhecer os locais onde essas lendas se passam? Faça a sua reserva com a gente e venha viver o folclore da Ilha da Magia!