Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

21 MAI

Isolamento social: 4 dicas de atividades para crianças em casa

Data: 21/05/2020

Com as aulas suspensas devido a pandemia causada pelo Coronavírus, muitos pais estão tendo que aprender a lidar com uma rotina diferente, já que boa parte desses mesmos pais também estão trabalhando de casa. Com isso, há a necessidade de uma verdadeira adaptação da rotina familiar, visando equilibrar as responsabilidades da casa.

Mas, ao mesmo tempo é importante manter um dia a dia saudável, onde as crianças possam se sentir estimuladas e aproveitar o momento para desenvolver habilidades, descobrir novas sensações e é claro, abusar das brincadeiras!

Por isso, na publicação de hoje, nós trouxemos algumas dicas de atividades para crianças em casa para esse momento de isolamento social.

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM CASA DURANTE O CORONAVÍRUS

Na imaginação são eles quem mandam

Estimular a criatividade é uma das melhores maneiras de garantir com que as crianças cresçam com raciocínio lógico e uma visão positiva do mundo, encontrando soluções para diversas situações. E por que não aplicar isso também às brincadeiras?

Nossa sugestão é que você defina ao menos um dia da semana para que seu filho possa sugerir uma nova brincadeira, que ele inventou, totalmente original e criada por sua cabecinha.    

Dessa forma, além de estimular a criatividade, você dá ao pequeno mais liberdade e confiança. Isso também fará com que ele passe boa parte do tempo tentando pensar em possibilidades para as brincadeiras. Nós garantimos que eles vão adorar!

E a dica é: vale tudo! Brincadeiras de pintar e de desenhar, tabuleiros, brinquedos, gincanas, perguntas, enfim...não há limites para a imaginação de uma criança. E caso ela não se sinta totalmente confortável para criar sozinha, você pode auxiliar.  Isso também permitirá uma maior aproximação entre vocês.


Hora do lanche? Todos a bordo!

Ahh, a hora do lanche! Esse momento tão especial em família também pode se tornar uma atividade muito interessante para fazer com as crianças em casa. Esse é um daqueles momentos em que os pequenos se consideram os adultos da casa, sabe?

Cozinhar com as crianças pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento delas, olha só:

●             Ajuda no desenvolvimento de autonomia;    

●             Auxilia na compreensão de uma alimentação saudável e equilibrada; e    

●             Desenvolve o senso de autocuidados, responsabilidade e higiene.    

E é claro, muitos momentos incríveis de diversão com a família! Então aproveite e convide os pequenos para ajudar na tarefa. Eles mesmos podem sugerir pratos que gostariam de comer e colocar a mão na massa, considerando sempre os cuidados necessários na cozinha.

Misturar os ingredientes, lavar os alimentos e até mesmo picar alguns itens podem fazer parte da atividade da criança na cozinha, de acordo com a sua idade e a supervisão indispensável de um adulto.



Os jogos em família voltaram com tudo!

Quem não lembra dos bons momentos de diversão em família na infância? Para nós, adultos, a lembrança tem um gostinho especial, afinal, com quase nada de tecnologia na época era muito mais fácil e prazeroso brincar com a família. Por isso, essa é outra das nossas dicas de atividades para crianças em casa.

Muita risada, competitividade (saudável) e diversão tomam conta das brincadeiras. Uma boa dica é optar por jogos antigos, daqueles que nós adorávamos quando crianças, como stop (adedanha), jogos de tabuleiro, pega-vareta, mímica e muito mais.

Além de estreitar o relacionamento entre os familiares, também ajuda a criança a conhecer novos jogos, brincadeiras e desenvolve habilidades novas.

Play na sessão cinema

Hoje em dia tá muito fácil apreciar bons programas e filmes né? Basta um clique e pronto:      você tem à disposição milhares de títulos para explorar.

 Então que tal fazer disso um evento? Uma família de Veracruz, no México, teve a brilhante ideia de transformar o dia em uma sessão de cinema. A ocasião contou com bilheteria, seleção de filmes e pipoca.

Maria, a mãe da família, escreveu em uma rede social: “Meu filho é um fã de cinema e eu acho que o que ele mais sente falta nesta quarentena é visitar um”. E completou... “Como não podemos ir, eu e o pai trouxemos o cinema para casa”.

Ainda que de forma simples, os pais transformaram o ambiente doméstico para oferecer uma experiência diferente ao filho, e não demorou muito para a publicação viralizar.


Viu só? Com algumas ideias é possível transformar o período de isolamento em momentos únicos para os pequenos, que serão conservadas para sempre em suas memórias.

Gostou das dicas de atividades para crianças em casa? Continue acompanhando nosso blog para mais informações de lazer, turismo e hospedagem.