Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

14 SET

Observação de baleias: recorde em baleias-francas avistadas em Florianópolis

Data: 14/09/2018

Os meses de junho a novembro são ótimos para visitar o litoral sul do estado de Santa Catarina. Como a região é a principal área de concentração reprodutiva das baleias-francas, a observação de baleias é um passeio incrível para se realizar durante essa época. Os animais vêm da Patagônia para procriar e amamentar os seus filhotes, possibilitando alinda experiência de observá-las durante esse momento.

baleia_franca_mae_e_filhote_2

Foto: Carolina Bezamat /Reprodução: G1 SC

No fim de semana do feriado de Sete de Setembro, mais de 280 baleias-francas foram avistadas durante o 2º sobrevôo de Monitoramento de Cetáceos feito pela SCPar Porto de Imbituba. O primeiro sobrevôo foi realizado na primeira quinzena de julho e um terceiro será realizado em novembro, no final da temporada de observação de baleias.

Os animais foram avistados entre Florianópolis e Passo de Torres e, entre eles,estavam 5 filhotes semi-albinos. As baleias são catalogadas através da calosidade que todas têm no topo da cabeça, que funciona como uma digital humana.

baleia_franca_filhote_semi_albino
Foto: Carolina Bezamat /Reprodução: G1 SC

O número de baleias-francas avistadas durante o mesmo período durante o ano anterior (2017) foi de apenas 49. De acordo com o Instituto Australis, projeto dedicado a proteção, o monitoramento e a conservação da espécie da baleia-franca, elas voltaram a se reproduzir por conta de maior disponibilidade de alimentos, e por isso voltaram à costa brasileira.

baleia_franca_mae_e_filhote

Foto: Carolina Bezamat /Reprodução: G1 SC

Ainda dá tempo de visitar Florianópolis e aproveitar para realizar a observação de baleias e vários outros passeios, como visitar mirantes e realizar trilhas! Faça sua reserva e aproveite as acomodações maravilhosas dos Hotéis Costa Norte para descansar depois de ver baleias de pertinho!