Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

3 OUT

Outubro Rosa em Floripa: participe da programação

Data: 03/10/2018

Atualmente, o câncer de mama é o câncer que mais atinge mulheres e segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), apenas esse ano foram identificados mais de 57 mil novos casos. Além disso, a expectativa é de que até o fim de 2018 aproximadamente 600 mil brasileiros serão diagnosticados com algum tipo de câncer e é por conta desses números tão alarmantes que campanhas como o Outubro Rosa existem e são tão importantes.


A campanha "Outubro Rosa" teve início nos Estados Unidos em 1990 quando o laço cor-de-rosa, marca registrada da campanha, foi criado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na cidade de Nova Iorque durante a primeira "Corrida pela Cura" que visava conscientização de mulheres sobre o câncer de mama. Desde então a campanha se tornou anual nos Estados Unidos e se popularizou em outros países, chegando ao Brasil em 2002.




O "Outubro Rosa" se tornou uma campanha mundial de conscientização com o objetivo de alertar a sociedade, e principalmente as mulheres, dos riscos da doença e da importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Em todo o país esse mês é usado para distribuição de panfletos e ações sociais que ajudam na divulgação da campanha. Confira algumas das atividades programadas para esse mês em Floripa:




OUTUBRO ROSA VAI ÀS RUAS

Durante os dias 7, 14 e 21 de Outubro grupos de voluntários irão às ruas para fazer a panfletagem da campanha e distribuir material informativo para a população. Haverá durante esses dias rodas de conversa sobre o assunto para que, além de agregar conhecimento, as pessoas possam tirar suas dúvidas também.




APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Nos dias 4, 11, 18 e 25 de Outubro acontecerá na praça 15 de Novembro apresentações musicais, às 12h30. No local também acontecerá distribuição de material informativo.




CAMINHADA ROSA

No dia 28 de Outubro será realizada a caminhada contra o câncer de mama das 14h até as 17h na Beira-Mar Norte. A concentração será a partir das 14h em frente ao "Koxixos" e o trajeto sera do ponto de concentração até o Trapiche.