Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

28 JUL

Planejamento financeiro de viagem: dicas para uma experiência tranquila

Data: 28/07/2020

Podemos dizer que o amor por viajar em algumas pessoas é tão grande que elas passam o ano inteiro planejando a próxima experiência. Mas não é somente com os viajantes mais veteranos que o planejamento deve acontecer, muito pelo contrário, principalmente para quem está começando a se aventurar mundo afora é que o planejamento financeiro de viagem deve existir.

Saber administrar o dinheiro durante uma viagem é fundamental para que tudo ocorra bem e o momento se torne inesquecível. Não importa se o destino é do outro lado do mundo ou apenas há alguns quilômetros, por isso, nosso conteúdo de hoje traz dicas de planejamento financeiro para viagem. Vamos lá?

DICAS DE CONTROLE FINANCEIRO PARA VIAGEM

ECONOMIZAR É O PRIMEIRO PASSO

Apesar da vontade constante de viajar, são raros os casos em que é possível “largar tudo” e cair na estrada. Além dos compromissos profissionais e pessoais, há também a questão financeira, que exige um mínimo de programação e planejamento, mesmo que o destino não seja turístico e com custo de vida baixo.

Por isso, nossa primeira e mais básica dica é: poupar! Quando mais você economizar mais perto sua viagem dos sonhos pode acontecer e nas condições que você sempre sonhou. Até mesmo aquele docinho depois do almoço pode ser evitado para que a economia seja ainda maior.

Você não precisa abrir mão da sua rotina ou dos hábitos que tem, mas talvez seja possível substituir alguns programas por outro mais em conta, você vai ver que no final vai ter valido a pena!

Então que tal abrir uma conta digital ou uma poupança exclusiva para seus planos de viagem? Dessa forma você adquire o hábito mensal de poupar porque sabe que há um objetivo maior.

Ah! Lembre-se também que você pode gastar mais ou menos dependendo do período de viagem. Quando é alta temporada, como períodos de férias, por exemplo, o custo costuma ser maior em praticamente todos os aspectos, desde voos às refeições e locais de compra. 


CUSTOS DE VIAGENS NA PONTA DO LÁPIS

Enquanto você economiza, pode ir trabalhando no seu roteiro de viagem. Além de muito prazerosa, essa atividade também é uma ótima forma de incentivar a sua economia, uma vez que vai despertar os desejos mais animados de conhecer o local de destino e todas as suas atrações.

Então tenha em mente que quanto maior for o detalhamento da sua viagem, menos serão as chances de problemas ou situações inesperadas. Por isso, ao realizar o planejamento financeiro de viagem, sempre considere:

        Qual é o estilo de acomodação que você deseja?

        Quais são e quanto custam os passeios e atividades turística que você quer conhecer

        Com você fará o deslocamento na cidade? ônibus, táxi, metrô, apps?

        Como você fará para se alimentar? Onde vai comer durante seus dias?

        Vai fazer compras? quanto pretende reservar para presentes?

Essas são as informações básicas que você deve ter bem detalhadas no seu roteiro de viagem. Ainda que existe uma margem de diferença para o planejado e o realmente gasto, esse controle é fundamental para ninguém passar sufoco e estragar a viagem. 


PROMOÇÕES E BENEFÍCIOS SÃO SEMPRE BEM-VINDOS

Economia em andamento, controle de custos feito, chegou o momento de você observar as promoções para garantir o melhor preço para sua viagem, seja em voo, acomodações ou atrações.

Existem alguns sites e aplicativos exclusivos para comparar preços de passagens aéreas e sugerir o voo mais barato, como o caso do Skyscanner, Kayak, Momondo e mais. Ficar de olho nessas promoções pode fazer com que você economize uma boa grana e consiga viajar num período legal.

Ao mesmo tempo, procure por benefícios no destino que você pretende conhecer. Ao se hospedar em um hotel, por exemplo, verifique se o mesmo possui restaurante e/ou refeições inclusas nas estadias. Busca por cupons de gastronomia para utilizar nas refeições que fará fora, descontos nas atrações e mais.



Gostou das nossas dicas de planejamento financeiro para viagem? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre.