Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

24 JUL

Praia de Floripa pode ter certificado internacional de sustentabilidade

Data: 24/07/2018

Autor: Hotéis Costa Norte

Floripa já é conhecida por ser uma cidade que realmente se preocupa com o meio ambiente. Além de ter várias áreas já preservadas como patrimônio ambiental - muitas delas parques, inclusive - a cidade tem pretensão de logo se tornar a 1ª cidade brasileira a ser lixo zero.

Atualmente, Floripa concorre para ter mais pontos com o certificado Bandeira Azul, que é o reconhecimento de praias, marinas e embarcações de turismo sustentáveis. A Lagoa do Peri é o local que representa a Ilha.


A incrível Lagoa do Peri, em Florianópolis. Imagem: Amigo de Viagem.

O que é a Bandeira Azul

O certificado Bandeira Azul é uma iniciativa da Federação de Educação Ambiental (FEE), que atua no mundo todo. Fatores como limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável são analisados. 

A Lagoa do Peri já passou pelo júri nacional do programa para obtenção do certificado. Em setembro, um comitê internacional irá julgar se o lugar receberá o certificado global de Bandeira Azul.

Caso aconteça, Florianópolis estará entre um número seleto de cidades que já receberam o certificado de sustentabilidade! Basicamente, ter uma Bandeira Azul significa que é possível ter certeza de que aquele local está fazendo tudo o que é possível para preservar o meio ambiente, não apenas "evitando sujar".

A Lagoa do Peri é um local belíssimo e altamente sustentável aqui na Ilha. Na temporada anterior, de 2015/2016, o local recebeu certificação internacional Bandeira Azul. Na ocasião, foi a primeira vez que um local de água doce foi certificado. 

Além da Lagoa, áreas na região metropolitana de Floripa também já receberam o certificado. É o caso da Praia de Palmas, em Governador Celso Remos.

Locais preservados em Floripa

A Ilha é um local incrível para quem ama a natureza. Não apenas pelas belas praias, mas pelas dezenas de locais preservados, entre parques, bosques, dunas.

Neste site é possível saber exatamente quais são as áreas de preservação oficial de Florianópolis. Muitos deles são locais turísticos, como as Dunas, os Parques Municipais e, claro, a própria Praia da Lagoa do Peri.

Os Hotéis Costa Norte esperam por sua visita. Venha conhecer todas as belezas naturais da nossa Ilha!


Com informações de ND.