Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

22 MAI

Preserve a biodiversidade de Florianópolis

Data: 22/05/2019


         O dia internacional da Biodiversidade é comemorado em 22 de maio: a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) serve para conscientizar a sociedade sobre a importância da diversidade biológica do nosso planeta, além da necessidade de criar mecanismos para proteger os ecossistemas existentes.

         O objetivo principal é educar a população e ressaltar o desafio que é manter o equilíbrio da vida na Terra. Portanto, é dia de celebrar a natureza e as maravilhas que a mãe Terra oferece se preocupando sempre em manter uma biodiversidade ativa e saudável no planeta.

         Florianópolis é uma ilha de Santa Catarina nacionalmente conhecida pela sua grande beleza cênica e diversidade de ecossistemas, dunas, lagoas e morros densamente cobertos com florestas. Com uma orla bastante recortada de aproximadamente 172km de extensão, é considerada a ilha da Magia. O apelido não é somente por ser um lugar perfeito, com praias e uma natureza incrível, mas também porque é uma região de patrimônio histórico e cultural.

Banhada pelo Oceano Atlântico, a ilha de Santa Catarina possui um litoral bastante recortado com várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. Com um relevo formado por cristas montanhosas e descontínuas, o ponto mais alto da ilha é o morro do Ribeirão com 532 metros de altitude. Em Florianópolis existem duas grandes lagunas, uma de água salgada, a Lagoa da Conceição e a outra de água doce, a Lagoa do Peri.

         Inserida no bioma da Mata Atlântica, a ilha é formada por três grupos de vegetação. De acordo com o  Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), são eles: Floresta Ombrófila Densa, Manguezal e Restinga. Os diferentes ecossistemas presentes na região são enriquecidos por diferentes elementos geográficos presentes na ilha. Lagoas, lagunas, rios, dunas, costões rochosos e praias forma a cidade tornando-a riquíssima em biodiversidade e paisagens naturais. Um levantamento completo do IPUF mapeou ainda que a ilha possui mais de 100 praias.

Atualmente a ilha é um grande atrativo turístico, mas junto com essas belezas naturais também surgem os desmatamentos e extinções. As maiores causas são a degradação de ambientes naturais, a conversão e a fragmentação dos habitats. Tudo isso decorrente da expansão  e crescimento urbano, agricultura, pecuária, poluição e incêndios. Essas ações contribuem diretamente para o declínio das populações biológicas, escassez de abrigos e sítios reprodutivos e diminuição de recursos alimentícios para as espécies nativas.

Nesse contexto, as políticas ambientais criam as Unidades de Conservação para assegurar a biodiversidade e os recursos hídricos da região. Com nove áreas municipais de proteção integral, Florianópolis tem parte de seus recursos hídricos, biodiversidade (fauna e flora), paisagens naturais protegidos pelos poderes públicos municipais, estaduais e federais. Essa é uma forma de promover um turismo mais sustentável e diminuir os impactos no meio ambiente.

Divididas em dois grupos, as unidades de conservação podem ser de proteção integral ou de uso sustentável. Cada uma deve ter o seu próprio plano de manejo buscando salvaguardar a representatividade e variedade ecológica e respeitar as diferentes populações, habitats e ecossistemas existentes.

Todo esse trabalho deve ser feito em conjunto com a conscientização da sociedade, principalmente dos turistas e moradores. As leis precisam ser cumpridas, mas também o cidadão deve cuidar com as suas ações diárias, afinal, uma pequena atitude pode ajudar a transformar o planeta.

Vamos cuidar das belezas e riquezas que Florianópolis tem para que muitas gerações ainda possam aproveitar dos benefícios e recursos que ela oferece. Queremos uma ilha mágica e encantadora por muitos anos!