Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

19 NOV

Saiba como é a trilha da Lagoinha do Leste, uma das mais incríveis de Floripa

Data: 19/11/2018

Autor: Hotéis Costa Norte

Quem gosta de natureza tem muito pra ver aqui em Florianópolis, entre praias, dunas, lagoas, parques. As várias trilhas que cortam a Ilha são oportunidade para quem quer se exercitar e conhecer de pertinho a natureza.


E existem várias opções, de trajetos mais curtos e fáceis aos mais difíceis. Hoje vamos falar sobre a trilha da Lagoinha do Leste, que não é das mais fáceis, mas certamente é bastante recompensadora.


Podemos falar sem exagerar que a praia da Lagoinha do Leste tem uma das melhores paisagens de Floripa, senão do litoral brasileiro.


Natureza preservada 


Com costões de pedra criando planos altos, uma praia de águas transparentes e muita mata atlântica de fundo, a Lagoinha é paradisíaca.


A conservação da natureza é levada a sério nessa praia. Para chegar até sua areia, só a pé ou de barco. Não são permitidas construções próximas, portanto, a presença humana é limitada aos visitantes que vem pela trilha.


Resultado de imagem para lagoinha do leste praia


A vista da Lagoinha. Créditos: ViagensBR.


Essa cultura no local é ótima, já que mantém sua aparência incrível permanentemente, a mata conservada e a água cristalina.


A trilha é extensa, durando cerca de duas horas e meia do início ao fim. O trajeto tem vários momentos e paisagens diferentes. O momento mais difícil para as pernas é justamente no começo.


Como é a trilha


O percurso inicia a partir do Costão Direito da Praia do Matadouro, bem quando acaba a areia. As subidas ingrimes, que podem assustar, aparecem apenas nos primeiros trinta minutos.


Resultado de imagem para lagoinha do leste praia

Começo da trilha é o mais difícil, mas logo passa. Créditos: Viajando em 3, 2, 1.


Depois da subida, o caminho segue plano entre a mata, oferecendo paisagens incríveis do litoral que vai aparecendo entre as árvores.  


A caminhada pelos costões dura cerca de uma hora e meia. O visitante passa pela Ponta do Quebra-Remo, Ponta do Facão e Ponta da Lagoinha.


A praia aparece logo depois da Ponta da Lagoinha. Lá é possível caminhar, se banhar e aproveitar a bela vista. O local é de mar calmo, convidativo a crianças.


Resultado de imagem para lagoinha do leste praia


A praia da Lagoinha do Leste. Créditos: UNews.


A volta, que leva o visitante da praia até a rua Manoel Pedro de Oliveira, no bairro Pântano Sul, é mais fácil e rápida do que a ida, com o caminho bem aberto. Para chegar à trilha de volta, basta ir até o costão direito da praia.


Durante a trilha de volta, sobe-se o morro que separa a Lagoinha do Pântano Sul. De cima do morro é possível conferir uma vista incrível, uma das paisagens mais belas de Floripa, que mostra a praia de cima. 


Resultado de imagem para lagoinha do leste


Vista de cima do morro na volta da trilha. Créditos: Destino Florianópolis.


Praia calma, vista panorâmica, mata atlântica e exercício físico. É tudo isso que vêm acompanhado da trilha da Lagoinha do Leste, uma das mais incríveis de Floripa.


Ficou com vontade de fazer? Visite logo a nossa cidade e aproveite todos os atrativos da natureza!


Aproveite e hospede-se conosco nos Hotéis Costa Norte. Nada melhor do que um bom descanso cheio de conforto depois de um dia de passeio, não é?


Te esperamos!


Com informações de Guia Floripa.