Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

10 JUL

Trilhas de aventura em Florianópolis: 4 dicas para explorar na Ilha

Data: 10/07/2020

A cidade de Florianópolis é um verdadeiro centro turístico da região sul do país e atrai visitantes de todo o Brasil e países vizinhos. Para os aventureiros de plantão, a Ilha da Magia também foi muito generosa, afinal, além dos esportes aquáticos há também as trilhas de aventura em Florianópolis, um prato cheio para quem busca contato com a natureza.

Assim como em outros locais do país, há trilhas de fácil acesso e baixa dificuldade, bem como caminhos mais arriscados que exigem mais preparo físico e também um guia. Por isso, no conteúdo de hoje nós trouxemos algumas dicas de trilhas em Floripa para uma aventura! 

Vamos lá?

4 trilhas em Florianópolis para se aventurar

Piscinas naturais Barra da Lagoa

As piscinas naturais da Barra da Lagoa são um verdadeiro paraíso escondido em Floripa. O local fica entre as praias da Galheta e Prainha da Barra e uma vista espetacular. Para quem prefere os caminhos fáceis, a região possui uma trilha com cerca de 600 metros em meio à vegetação, de fácil acesso e baixo nível de dificuldade, para todo mundo aproveitar.

Para os apaixonados por natureza, a trilha também conta com dois decks onde é possível tirar alguns minutos para apreciar a vista para o mar e a natureza. É possível percorrer o trajeto todo em cerca de 15 minutinhos.

Trilha do Gravatá

A praia do Gravatá é mais um dos locais escondidos de Florianópolis. Sua localização fica no costão entre a praia Mole e praia da Joaquina e o acesso é feito apenas por barco ou trilha. Assim como a nossa primeira dica de trilha em Floripa, a trilha do Gravatá também é leve e não exige muito dos turistas.

O percurso do Gravatá tem aproximadamente 1.400 metros e costuma-se levar em torno de 30 minutos de caminhada leve. Para os mais empolgados, há opção de estender o passeio até o topo do morro e conhecer as rampas de salto de parapente, além da bela vista de toda a região.

Trilha da Galheta

Partindo mais uma vez da Praia Mole ou Barra da Lagoa, é possível chegar à praia da Galheta, um ambiente preservado e naturista, ou seja, é possível encontrar turistas como vieram ao mundo: nus. O acesso à praia é feito somente por trilhas.

Como o objetivo desse texto é falar sobre as trilhas de Floripa, nós indicamos que o trajeto seja feito partindo da Barra. Diferente das dicas anteriores, a trilha da Galheta exige um pouco mais e a caminhada deve durar umas 2 horas. A vista dos pontos altos e o mergulho no mar devem recompor as energias.

Trilha da Lagoinha do Leste

Por fim, nossa última dica de trilha em Florianópolis possui um nível de dificuldade um pouco maior. A Lagoinha do Leste é bastante conhecida na região e a praia preservada só pode ser acessada por embarcações ou a pé por trilha. Há duas opções de trilha, pelo Pântano Sul ou a partir da Praia do Matadeiro.

O percursos partindo do Pântano Sul tem aproximadamente 2.360 metros e a caminhada dura por volta de 1h30, porém o trajeto íngreme e em mata fechada deixa as coisas um pouco mais difíceis. Por isso, só vá se estiver preparado ou tenha experiência com trilhas.

E aí, gostou das nossas dicas de trilhas em Floripa? Fique à vontade para contribuir nos comentários abaixo indicando mais opções de trilhas e passeios da ilha da magia. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, conteúdos e curiosidades sobre o universo hoteleiro e sobre Florianópolis.