Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

28 MAI

Vai viajar sozinho? Veja 4 dicas para uma aventura segura e inesquecível

Data: 28/05/2020

Ao menos uma vez na vida todas as pessoas devem ter a experiência de viajar sozinho!

Sentir a liberdade e aquela ansiedade única, combinada com a expectativa de experimentar algo novo pela primeira vez... São todos elementos fundamentais que vão guiar suas atitudes no destino escolhido.

Viajar sozinho significa (re)conectar-se a si mesmo, conhecer novos limites e descobrir sensações até então desconhecidas. Observar a comunidade local, manter-se em contato com a natureza, explorar os pontos turísticos e vivenciar um cotidiano diferente do seu pode ser uma verdadeira transformação na vida.

Ainda que sejam só por alguns dias, viajar sozinho é superar os próprios medos, mesmo que seja para um destino bem pertinho.

Mas lembre-se que para colecionar histórias viajando sozinho é preciso também muita cautela, afinal, você estará saindo da zona de conforto e não quer passar por imprevistos, certo ?

Por isso, nosso conteúdo de hoje traz algumas dicas para amantes de viagens. Vamos lá?


DICAS PARA VIAJAR SOZINHO

Não dê chances para imprevistos financeiros

Embarcar em uma nova aventura pode ser muito excitante! Planejar roteiros, listar lugares que gostaria de conhecer e observar promoções de passagens são um estímulo para o desacautelado.

Ainda que tudo pareça conspirar a seu favor, busque não agir por impulso, lembre-se que o mais acertado é programar a viagem com consciência, e isso inclui diretamente o aspecto financeiro.

Pesquise a média de custo do lugar desejado, some os valores dos passeios que gostaria de fazer, considere a hospedagem, alimentação, transporte e é claro: sempre prefira viajar com dinheiro a mais. Isso pode funcionar como uma espécie de reserva de emergência.

Ah, nunca fique refém de apenas um tipo de pagamento, ok? Talvez seja interessante viajar com dinheiro em espécie e cartão, assim você fica mais seguro.


Viajar não é se esconder

A gente sabe que a sua independência é o seu bem mais precioso. Mas, antes de cair no mundão procure informar as pessoas mais próximas sobre o seu destino, os lugares que pretende visitar e o tempo que vai ficar fora.

Além de garantir que ninguém ficará preocupado com um possível sumiço, você também fica mais seguro com relação a algum imprevisto, pois saberá que há pessoas que conhecem o seu paradeiro.

Lembre-se também de sempre carregar seus documentos, mesmo que seja em um destino que não exige. Cópias originais e/ou autenticadas, além de versões digitais no celular são boas opções.


Dê preferência por hospedagem confiável

É verdade que hoje em dia existe uma grande flexibilização de hospedagem com hostels, pousadas e aplicativos. E você certamente pode considerar essas opções. Mas ao definir o local em que ficará instalado busque informações, comentários, avaliações e históricos.

Além disso, avalie também as suas necessidades e o conforto desejado, ou que está disposto a abrir mão. Localização, instalações, sossego (ou a falta dele) e valores devem ser considerados.

Aqui nos Hotéis Costa Norte, por exemplo, oferecemos:

●             Excelente localização;

●             Pés na areia da praia ou frente ao mar;    

●             Wi-fi grátis; e

●             Café da manhã incluso.    

Entre outras facilidades.

Com isso, fica muito mais seguro, divertido e confortável aproveitar a sua viagem sozinho, se um dia estiver em Florianópolis.


Aventure-se inicialmente em destinos fáceis ou conhecidos

Para sua primeira experiência de viagem sozinho, prefira desbravar os locais mais próximos ou então mais conhecidos, com uma cultura parecida com a de onde você vive. Se você nunca viajou sozinho, não é uma boa ideia conhecer logo de cara Istambul, na Turquia, por exemplo.

Além da barreira do idioma, você encontra uma diferença muito grande de cultura e poderá sentir-se desconfortável. Por isso, vá ao litoral brasileiro, conheça as cidades do nordeste ou até mesmo aventure-se em países sul-americanos, como o Peru ou a Argentina. 

Após algumas experiências onde você adquire segurança e conhecimento para se virar sozinho, você pode começar a ir além nas suas aventuras.

Gostou das nossas dicas para viajar sozinho? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre viagem e hospedagem!