Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

16 JUL

Arte e cultura na quarentena: conheça os projetos culturais online de Floripa

Data: 16/07/2020

O período de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus surpreendeu até mesmo os menos otimistas e está durando muito mais do que todos nós imaginávamos. Diante desse cenário, diversos setores foram impactados e continuam com as suas atividades suspensas. Entre eles, o setor de turismo e o setor cultural, que precisou adaptar algumas situações à nova realidade.

Floripa é uma cidade que sempre teve forte ligação com o entretenimento e o setor cultural, por isso, na publicação de hoje nós trouxemos algumas ações que estão acontecendo de forma online para aproximar os amantes da arte das produções locais e dos artistas em exposição, mesmo que de uma nova maneira.

Então continue a publicação e conheça os projetos culturais online de Floripa!

Exposições online em Floripa

Fundação Franklin Cascaes no Instagram

Quer local melhor de exposição de imagens do que a maior rede social de fotografia do mundo? Foi pensando nisso que a Fundação Cultural Franklin Cascaes iniciou uma exposição online em seu perfil do Instagram.

Antes disso, todas as obras eram realizadas nos espaços expositivos da instituição, como:

        Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

        Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva

        Mural da Cultura

As exposições exibidas foram selecionadas pelos editais de 2019. Na primeira semana tivemos a mostra “Aquarim II”, de Fernando JC Andrada, que foi realizada no Mural da Cultura entre os meses de agosto e outubro de 2019.

Durante todo o projeto de exposições online, serão exibidas as seguintes mostras:

        Bienal Black Brasil Art, exposição coletiva com o tema Mulheres (in)Visíveis;

        Floripa, sua linda!, de Gabriela Luft;

        Arqueologia do impossível, de Luanda Olívia;

        As Ilhas da Ilha, de Edson Faria Júnior;

        Transculturalidade em paisagem, de Lucas Passold; 

        Imagens e Memórias de uma Ilha, de Onildo Borba;

        Panorâmicas do desejo, de Ana Sabiá, curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky; 

        Inundação, de Maurício Muniz.

Conheça e confira as exposições no @fundacaofranklincascaes

Trama de Leitura Ilhoa

Que tal uma sala online para debater os livros de escritores Florianopolitanos? Essa é a proposta do projeto Trama de Leitura Ilhoa.

A primeira edição está marcada para acontecer no dia 13 de julho, às 19 horas. Para iniciar o projeto, o tema proposto foi o livro “O fantástico na Ilha de Santa Catarina” de Franklin Cascaes.  Todos os interessados podem participar de forma gratuita, mas vale lembrar que as vagas são limitadas e somente 100 pessoas terão acesso à sala virtual.

Ao realizar a inscrição, os participantes também receberão por e-mail o materia que deverá ser lido para o debate. O projeto deverá ocorrer de forma mensal e as próximas obras ainda não foram divulgadas.

O projeto batizado de “Trama de Leitura Ilhoa” surgiu da ideia de trazer o elemento da trama, que representa o conjunto de fios cruzados em um tecido, aliado ao elemento que compõe a renda, bastante presente na cultura Ilhéu. Além disso, o trançar dos bilros também foi objeto de inspiração para nomear o espaço virtual sobre as leituras.

Você pode fazer sua inscrição para o debate aqui.

Projeto #memóriasna40tena

No último dia 17 de junho outro projeto relacionado à fotografia iniciou no Instagram. Batizado de #memóriasna40tena, o projeto apresenta fotografias do acervo da Casa da Memória, que acompanham uma descrição feita pelos técnicos e pesquisadores do local. As cenas representadas nas imagens, além de observar os aspectos evolutivos de Florianópolis, também é um convite para a reflexão sobre o período de isolamento social que assola a sociedade.

Para conferir as imagens do projeto, basta acessar o perfil @casadamemoriaflorianopolis no Instagram.

E aí, gostou das nossas dicas de exposição online em Florianópolis? Continue acompanhando nosso blog para mais informações e curiosidade sobre a cidade, dicas de turismo e mais.