Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

9 ABR

Conheça alguns dos mais lindos pontos turísticos de Florianópolis: as fortalezas!

Data: 09/04/2020


Sabemos que Florianópolis apresenta uma lista enorme de belezas naturais e muitas outras atrações – e, com isso, não poderíamos deixar de fora as lindas fortalezas que existem desde muito tempo na capital catarinense.

Além de trazerem uma linda vista e serem ótimos lugares para fotos, esses fortes também contam um pouco da história da colonização do Brasil, trazendo junto de si um pouco da arquitetura e estilo de vida da Europa nos tempos em que portugueses desbravavam nosso país.

História e importância

Como patrimônios culturais de nosso país, diversos lugares preservam e usam de pontos turísticos os prédios erguidos na época em que os portugueses conviviam com nossos nativos, o que traz à tona toda a história de um período de desenvolvimento para que o Brasil fosse o país que é hoje.

Claro, não é exclusividade da ilha da magia ter o privilégio de poder cuidar de lugares tão importantes, mas com certeza a quantidade e variedade de prédios históricos faz deles especiais demais.

Erguidas no século XVIII, essas fortalezas foram feitas justamente pela disputa de terras que envolvia Portugal e Espanha na América do Sul, portanto é comum entender que elas eram de cunho militar. Hoje, após muito tempo abandonados, quem cuida desses patrimônios é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), implicando a conservação de todo esse período histórico e desenvolvimento de conhecimento científico sobre a época.

É importante que essas estruturas estejam bem cuidadas e disponíveis para o público, para que, de alguma forma, a história de nosso país não esteja tão distante do conhecimento da população.

Fortes que precisamos manter em nosso radar

Aqui segue uma lista de alguns dos fortes que são imperdíveis para quem deseja fazer esse roteiro pela grande Florianópolis.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Localizada em uma ilha-satélite de Floripa, essa fortaleza foi projetada pelo Brigadeiro José da Silva Paes, em meados de 1700, com a intenção de ser uma fortificação para se defender de possíveis ataques espanhóis.

Além disso, esse foi o primeiro forte recuperado pela UFSC para ser mantido e estudado.

O acesso à ilha é feito por meio de escunas que saem de diversas praias de Florianópolis, tais quais Canasvieiras, trapiche da beira-mar norte e veleiros da ilha.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Também projetada e construída pelo Brigadeiro José da Silva Paes, essa outra fortaleza foi construída pouco tempo depois da primeira citada, e criada com a função de proteger o lado leste, mais conhecido por ser a região das praias do Jurerê e Canasvieiras.

Hoje, ela é considerada uma das mais belas da ilha em questão de paisagem e beleza da arquitetura – portanto, é um ponto praticamente imperdível!

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Foi a terceira fortaleza projetada para defesa da ilha. Ela conta com um pouco mais de história do que as demais: foi invadida pelos espanhóis e, quando estava em processo de restauração, houve a descoberta de duas ossadas em seus principais aposentos.

Hoje ela já funciona como ponto turístico, apresentando algumas atrações, como:

·        Fonte de água.

·        Trilha ecológica.

·        Portal de entrada.

·        Entre outras.

Isso a torna o destino perfeito para quem quer saber mais da história açoriana em Florianópolis.