Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

13 JAN

Destinos Florianópolis: Ponta das canas

Data: 13/01/2020

Florianópolis é conhecida por suas lindas praias e seus destinos turísticos, tanto que é um dos lugares preferidos dos brasileiros e argentinos.

Com tantas opções de praias é difícil de escolher qual visitar em seu período na cidade, justamente por isso iremos contar um pouco da história e característica da praia de Ponta das Canas e os motivos para o porquê visitar esta linda praia.

Saiba a seguir as informações gerais sobre a praia, entendendo tudo o que ela tem a oferecer pra você e sua família!

História da praia

O nome da praia se dá pela vegetação, uma pequena faixa de areia com a aparência de uma ponta, com seus finais argilosos, e mais ao lado um canavial.

Seus moradores locais se instalaram em Ponta das Canas majoritariamente para realizar serviços de lavoura e pesca, estes que ainda são exercidos na região da praia.

Hoje a região é tomada por casas, pequenos prédios e hotéis, por conta de ser um ótimo ponto para veraneio, assim, tendo algumas famílias instaladas para apenas passar os períodos de final de ano ou alugar suas residências para turistas.

Localização

A praia é localizada entre as praias de Lagoinha e Bom Jesus, no sentido norte da ilha.

Por ser um balneário ela detêm águas calmas e claras, perfeitas para uma tarde relaxante com a família ou amigos.

Ela é relativamente pequena, tendo nas proximidades uma pequena avenida de aproximadamente 200 metros, e um centrinho com opções de hospedagem, bares e restaurantes.

Costumes da praia

Por ser uma praia situada próxima ao alto mar da baía norte, é uma praia onde seus nativos possuem a cultura de pescadores. Algo que ainda pode ser visto na praia, com sua grande quantidade de barcos atracados nas proximidades da beirada do mar.

Além da cultura nativa a praia é um ótimo lugar para a prática de atividades físicas no meio náutico, como windsurfe e kitesurfe.

Outro ótimo diferencial é a prestação de serviços como o aluguel de caiaques e a venda de passeios de banana boat e jet-skis.

Pontos turísticos próximos

Alguns pontos turísticos nas proximidades estão entre praias e fortes.

Alguns dos fortes que estão próximos de Ponta das Canas são o Forte São José da Ponta Grossa e o Forte Santo Antônio de Ratones. Ambos com lindos mirantes para o mar e com suas construções históricas, mostrando como eram os tempos da colonização de Florianópolis.

Já em relação a praias próximas, algumas recomendadas são, a praia da lagoinha e a praia brava. Com suas características diferentes a praia da lagoinha como o nome já implica é mais próxima do que Ponta das Canas é, uma praia calma e aconchegante para a família, enquanto a praia brava já é mais voltada a prática de esportes aquáticos, como o surfe e o stand up paddle.

Precisa de hospedagem?

Se esse é o caso, nós possuímos um hotel na beira da praia de Ponta das Canas, o local ideal para você aproveitar esta linda praia e as demais atrações nas proximidades com sua família e amigos.

Acesse nosso site e conheça melhor nossas instalações! Entre em contato conosco para mais informações e efetuar sua reserva, te esperamos aqui, venha aproveitar conosco!