Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

4 FEV

Ostras: saiba como e onde comer em Florianópolis

Data: 04/02/2020

Conhecido também como o filet mignon do mar, as ostras trazem todo um requinte para a mesa. Consumidas no Brasil inteiro, não seria diferente em Florianópolis: esse prato, que hoje em dia é um atrativo turístico, também é apreciado de um jeito manezinho.

Com diversas formas de preparo, a forma de consumo das ostras está sendo reformulada. Com restaurantes incentivando o consumo do molusco no lugar do tradicional camarão, restaurantes da ilha mostram a qualidade do produto local e de sua versatilidade como ingrediente principal.

Breve história

Inicialmente, o hábito de se comer ostras em Florianópolis era apenas por necessidade. Os pescadores, para não saírem das pedras onde estavam trabalhando, comiam os moluscos com o uso de um martelinho ou de uma pequena faca, hábito hoje conhecido como in natura.

Já na década de 70, com o avanço da tecnologia, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou processos de pesquisa para criar, junto aos pescadores, formas mais eficientes de cultivo do fruto do mar, assim disponibilizando um produto de maior qualidade e gerando mais renda para os locais.

Hoje em dia, essa produção chega a 45 milhões de sementes por ano, tornando o estado de Santa Catarina o principal produtor de ostras no território nacional, produzindo cerca de 95% dos moluscos usados em nosso país. Portanto, a ostra que é consumida em todo o território de nosso país é, muito provavelmente, originária do litoral de SC.

Esses dados também consistem em um número aproximado de 700 famílias trabalhando para o cultivo do molusco, integrando 28 associações municipais e estaduais.

Consumo

O consumo tradicional, como citado anteriormente, é do fruto do mar in natura. Mas seria essa a preferência dos locais?

Diversos restaurantes da ilha relatam que a maneira preferida dos manezinhos de comer ostra é o método chamado “ao bafo”, que consiste em cozinhar o molusco submerso em água até que sua concha se abra sozinha, indicando estar no ponto perfeito.

Esse método se mostra como campeão de vendas nesses restaurantes, mesmo com a preferência dos turistas de comer o fruto do mar sem nenhum tipo de preparo além de temperos colocados na hora.

Também é muito comum apreciar esse prato com o uso de alguns temperos e preparos mais trabalhosos. Seguem alguns exemplos:

·       Apenas o uso de limão.

·       Vinagretes.

·       Vinho branco e alho-poró.

·       Gratinada.

·       Usada como ingrediente em outros pratos.

Além de chamar a atenção de populares e turistas por seus diversos métodos de preparo, a ostra também é atração. Usando da exposição de seu cultivo, as pessoas podem fazer um tour e saber como são cultivados os frutos do mar que estão prestes a comer.

Onde comer?

O lugar mais conhecido em Santo Antônio da Lisboa é o restaurante responsável pelo tour citado acima. Seu nome é Freguesia Oyster Bar. Com seu cardápio focado no molusco, o restaurante apresenta grande variedade de formas de comer essa iguaria.

Outro bom lugar para se comer é o restaurante Ostradamus, localizado no ribeirão da ilha. Esse também é um dos tradicionais restaurantes focados em ostras.

E, por fim, temos uma terceira recomendação: o Rosso restaurante, também localizado em Santo Antônio da Lisboa. Com um público mais seleto e sua culinária refinada, chama a atenção de quem gosta de perceber novos sabores e formas de comer os frutos do mar.

Ficou com vontade? Então entre em nosso site e faça já sua reserva! Fique hospedado nas melhores regiões da ilha da magia e aproveite tudo o que Florianópolis tem a oferecer!