Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

18 SET

Praia da Galheta: uma praia calma em Florianópolis

Data: 18/09/2018

As praias de Santa Catarina, especialmente as do litoral de Florianópolis, são muito conhecida no Brasil inteiro. Anualmente, a cidade recebe turistas de todas as regiões e os lugares mais comuns da ilha já foram muito visitados e nem sempre os guias turísticos mostram lugares novos para se conhecer, e acabamos sempre indo às mesmas praias. 



Imagem: Google Imagens

Uma ótima opção para os que gostam de desbravar novos caminhos é a praia da Galheta. Ela é uma praia de mar aberto que fica no leste da ilha, próxima à praia Mole. Seu acesso se dá apenas por trilhas, mas de acordo com visitantes, o esforço vale a pena.


Existem duas opções de trilhas, a mais curta começa na praia Mole e a outra um pouco mais demorada tem início na Barra da Lagoa, ambas com dificuldade leve durante o caminho.



Imagem: Google Imagens

Seu nome original era praia da Calheta, que quer dizer "entrança para o mar" em forma de calha. Mas o nome que ficou famoso mesmo foi praia da Galheta, pelo que é chamada até hoje e significa "vaso" ou "jarra".


A praia está localizada dentro do Parque Municipal da Galheta e não possui quase nenhuma estrutura turística como prédios, bares ou restaurantes, e talvez seja isso a principal atração dos visitantes à praia.  



Imagem: Google Imagens

Uma curiosidade sobre a Galheta é que desde 1986 o naturismo é praticado na praia. Mais conhecido popularmente como nudismo, o naturismo dentro desse praia é permitido por lei municipal desde 1997, porém não é obrigatório.


O movimento naturista atuante na região é organizado pela Associação Amigos da Galheta, que tem um importante papel na preservação da praia frente aos avanços urbanos.



Imagem: Google Imagens

Se você gosta de novas experiências, está aí uma oportunidade, mas se está indo até a praia da Galheta apenas procurando um pouco mais de sossego, ela também é uma opção incrível.