Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

29 MAR

Trilhas aquáticas de Florianópolis: se jogue nessa aventura!

Data: 29/03/2019

Para quem que gosta de se sentir em meio à natureza e ao mesmo tempo se exercitar, trilhas aquáticas serão uma ótima atividade para fazer enquanto se hospeda na Ilha da Magia. Acessíveis e com vistas exuberantes, quem optar por fazer as trilhas ainda pode ter belíssimas fotos tiradas profissionalmente da aventura.

Com o ponto de encontro no Parque do Rio Vermelho, o passeio pode durar entre uma hora e meia e três horas, variando de acordo com o trajeto escolhido. O caminho pode ser feito de três maneiras diferentes: stand up paddle, canoa e caiaque: a decisão fica à escolha do cliente. Para os inexperientes, o mais indicado seria a canoa, já que oferece mais estabilidade e os guias dão uma breve aula de como remar.

A região, além de exuberante nos aspectos naturais, também é rica no quesito histórico. Durante o passeio, os guias contam os acontecimentos memoráveis do local, desde passado pré-histórico do parque, passando pela época de construções de moinhos de farinha de mandioca, até os últimos anos em que a vegetação havia sido devastada para o cultivo de mandioca e banana.

Mais próximo do mangue a trilha se torna mais estreita, e é possível ter uma vista próxima da vegetação local e ouvir mais sobre a flora e fauna com os guias. Se você tiver sorte, talvez consiga ver animais silvestres como macacos, pássaros, peixes e tartarugas.

Ao fim da trilha, os participantes são convidados a vivenciar um ritual em prol da preservação da região: erguendo uma pilha de pedras. A intenção é de que elas sirvam de memorial e fiquem ali permanentemente, impedindo novamente  o uso da região para cultivo agropecuário.

Além de servir como recreação, a trilha também tem o viés de educação ecológica, uma vez que exibe para turistas e moradores da região o valor da preservação ambiental, principalmente da Floresta Atlântica. Junto ao parque também existem outros centros de preservação ambiental e animal, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres e a R3 Animal, que recolhem e fazem o trabalho de recuperação de animais recolhidos pela polícia ou que chegam à costa da ilha exaustos.

Para participar da trilha é necessário ter no mínimo cinco anos, e é obrigatório que os menores tenham acompanhamento dos responsáveis. A trilha não exige muito preparo físico, mas é ideal que os participantes vão bem descansados e levem sua própria garrafa d’água para se hidratar no caminho. O uso do protetor solar também é indispensável, assim como vestimentas apropriadas para se exercitar.

Esse passeio é perfeito para quem deseja apreciar a natureza litorânea e ao mesmo saber um pouco mais sobre a história de Florianópolis. Lembrando que há inúmeras praias próximas ao Parque do Rio Vermelho, como a Praia de Moçambique e Barra da Lagoa.

Para quem se interessou no passeio, o ideal seria se hospedar nas proximidades do parque. Os Hotéis Costa Norte oferecem conforto e qualidade, e a unidade da Praiados Ingleses fica a apenas 13 quilômetros do parque. Venha até Florianópolis e tenha uma experiência completa conosco!