Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

28 MAR

Turismo cervejeiro chama atenção em Florianópolis

Data: 28/03/2019

Santa Catarina, de uma maneira geral, é um estado com muita herança da comunidade alemã. Sendo uma das regiões que mais recebeu imigrantes alemães no século XX, até hoje algumas tradições são mantidas, como a culinária típica e, claro, o apreço pela cerveja!

Quando alguém visita Florianópolis, são sempre as opções mais óbvias que vêm à mente. Praias paradisíacas, trilhas no meio da natureza, passeios de barcos, ostras... Mas um turismo que vem crescendo muito em todo o Brasil – e Floripa não seria exceção – é o cervejeiro. Com o boom das cervejas artesanais, a capital de um dos estados com mais imigrantes alemães não ficaria de fora.

A cerveja faz parte da cultura brasileira. Somos o terceiro país que mais consome a bebida, atrás apenas de Estados Unidos e China. Em 2016, 1,4 milhões de litros foram fabricados em território nacional e essa indústria movimenta muito a economia, gerando cerca de 2,8 milhões de empregos.

O fato de Santa Catarina ser sede de 103 das mais de 700 cervejarias existentes no Brasil e também do estado sediar a Oktoberfest, mostra o alto potencial de consumo e produção, além da possibilidade de surgimento de novas cervejarias provenientes da região.

Projeto Caminho Cervejeiro

Fundado pela Sebrae-SC, pela Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Fampesc) e pela União Cervejeira da Grande Florianópolis, o projeto Caminho Cervejeiro tem como objetivo estimular o crescimento de empreendimentos locais e diversificar o turismo de Floripa.

Passando por diversos municípios que integram a região da Grande Florianópolis, o roteiro mescla os pontos pelos quais a região já é conhecida – ou seja, as praias, as águas termais e a cultura açoriana – com produções cervejeiras de alta qualidade.

São diversas fábricas de cerveja para que o turista acompanhe etapas de produção e possa degustas a bebida, além de roteiros para passeios culturais e restaurantes típicos e tradicionais da região que sirvam as cervejas que as marcas locais produzem.

Os produtores

O interessante é que, além de mostrar uma rota turística fora do comum para os interessados, o Sebrae-SC, a Fampesc e a União Cervejeira também dão consultoria para os fabricantes. Desde gestão até monitoramento, workshops e gestão, o trabalho é pensar em ações que possam ser utilizadas individualmente por cada cervejaria a fim de fechar parcerias com segmentos do turismo, gastronomia e tecnologia.

Sazonalidade

Apesar do turismo cervejeiro de Santa Catarina ainda ser muito lembrada em outubro, época do Oktoberfest, o objetivo é que ações sejam tomadas para que esse tipo de turismo não tenha uma sazonalidade específica, podendo atrair interessados tanto no verão quanto no inverno – quando as praias deixam de ser o maior atrativo.

 

O friozinho que o outono traz é uma ótima oportunidade para consumir cervejas mais encorpadas e fortes no sabor! Visite Florianópolis e se hospede nos nossos hotéis para desfrutar do melhor que a Ilha da Magia pode oferecer em qualquer época do ano.