Santa Catarina, de uma maneira geral, é um estado
com muita herança da comunidade alemã. Sendo uma das regiões que mais recebeu
imigrantes alemães no século XX, até hoje algumas tradições são mantidas, como
a culinária típica e, claro, o apreço pela cerveja!
Quando alguém visita Florianópolis, são sempre as
opções mais óbvias que vêm à mente. Praias paradisíacas, trilhas no meio da natureza,
passeios de barcos, ostras... Mas um turismo que vem crescendo muito em todo o
Brasil – e Floripa não seria exceção – é o cervejeiro. Com o boom das cervejas artesanais, a capital
de um dos estados com mais imigrantes alemães não ficaria de fora.
A cerveja faz parte da cultura brasileira. Somos o
terceiro país que mais consome a bebida, atrás apenas de Estados Unidos e
China. Em 2016, 1,4 milhões de litros foram fabricados em território nacional e
essa indústria movimenta muito a economia, gerando cerca de 2,8 milhões de
empregos.
O fato de Santa Catarina ser sede de 103 das mais
de 700 cervejarias existentes no Brasil e também do estado sediar a Oktoberfest,
mostra o alto potencial de consumo e produção, além da possibilidade de
surgimento de novas cervejarias provenientes da região.
Projeto Caminho Cervejeiro
Fundado pela Sebrae-SC, pela Associação dos
Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da
Região Metropolitana de Florianópolis (Fampesc) e pela União Cervejeira da
Grande Florianópolis, o projeto Caminho Cervejeiro tem como objetivo estimular
o crescimento de empreendimentos locais e diversificar o turismo de Floripa.
Passando por diversos municípios que integram a
região da Grande Florianópolis, o roteiro mescla os pontos pelos quais a região
já é conhecida – ou seja, as praias, as águas termais e a cultura açoriana –
com produções cervejeiras de alta qualidade.
São diversas fábricas de cerveja para que o turista
acompanhe etapas de produção e possa degustas a bebida, além de roteiros para
passeios culturais e restaurantes típicos e tradicionais da região que sirvam
as cervejas que as marcas locais produzem.
Os produtores
O interessante é que, além de mostrar uma rota
turística fora do comum para os interessados, o Sebrae-SC, a Fampesc e a União
Cervejeira também dão consultoria para os fabricantes. Desde gestão até
monitoramento, workshops e gestão, o trabalho é pensar em ações que possam ser
utilizadas individualmente por cada cervejaria a fim de fechar parcerias com
segmentos do turismo, gastronomia e tecnologia.
Sazonalidade
Apesar do turismo cervejeiro de Santa Catarina
ainda ser muito lembrada em outubro, época do Oktoberfest, o objetivo é que
ações sejam tomadas para que esse tipo de turismo não tenha uma sazonalidade
específica, podendo atrair interessados tanto no verão quanto no inverno –
quando as praias deixam de ser o maior atrativo.
O friozinho que o outono traz é uma ótima
oportunidade para consumir cervejas mais encorpadas e fortes no sabor! Visite
Florianópolis e se hospede nos nossos hotéis para desfrutar do melhor que a
Ilha da Magia pode oferecer em qualquer época do ano.