Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

3 AGO

Turismo histórico em Santo Antônio de Lisboa

Data: 03/08/2018

Autor: Hotéis Costa Norte

Entre as várias atrações que Floripa oferece, o turismo histórico está entre as atividades mais interessantes. Nossa Ilha tem muita histórica para contar, e boa parte desta história foi escrita em Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais antigos.

Resultado de imagem para santo antonio de lisboa florianópolis

Imagem: reprodução / Partiu Pelo Mundo.

A região é uma das que mais conserva o passado colonial de Florianópolis e carrega uma influência importante: a presença dos açorianos.

Santo Antônio de Lisboa foi um dos primeiros locais a receber imigrantes açorianos em Santa Catarina, lá no século XVIII. Uma das primeiras construções do local, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, que ainda está de pé, foi construída em 1757.

Resultado de imagem para santo antonio de lisboa florianópolis

Imagem: reprodução / Partiu pelo Mundo.

Esta pequena paróquia é um dos principais testemunhos da influência portuguesa em Floripa. Aberta a visitação, compõe a incrível paisagem história do lugar.

Em Santo Antônio de Lisboa, a maior parte das casas conservadas de séculos passados mantêm-se de pé. Seus detalhes coloridos brilhantes criam um belo cenário onde a história corre viva.

Resultado de imagem para santo antonio de lisboa florianópolis

Imagem: reprodução / Viaja Net.

No bairro, é possível conhecer a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina. Foi por ela que D. Pedro II andou em sua visita à Florianópolis em meados do século XIX. 

Resultado de imagem para santo antonio de lisboa florianópolis

Imagem: reprodução / Partiu pelo Mundo.

Uma boa parte da cultura antiga dos açores ainda se conserva na região. O sotaque dos moradores, passado de geração em geração e misturado às outras línguas regionais, é um deles. Além disso, a cerâmica produzida no local, as rendas de bilro, a prática da pesca e a culinária são outros remanescentes desta rica história.

Imagem relacionada

Imagem: reprodução / A Viagem.

Além dos pequenos comércios locais, bares e restaurantes movimentam a vida noturna do bairro que possui pouco mais de 8 mil habitantes. Por ali, é possível saborear boas bebidas e deliciosos pratos de frutos do mar curtindo a deliciosa atmosfera local.

Resultado de imagem para santo antonio de lisboa florianópolis

Imagem: reprodução / Conexão Floripa.

Em datas comemorativas, como no Carnaval, o bairro é um ponto de passagem essencial dos eventos culturais.

E aí, gostou de conhecer um pouco de Santo Antônio de Lisboa? O bairro é apenas uma das várias atrações históricas de Florianópolis. Há muito o que conhecer em nossa cidade!

Quando você vier conhecer as belezas de Floripa, hospede-se nos Hotéis Costa Norte! Você poderá descansar com todo o conforto possível depois de ter dias incríveis. Até lá!



Com informações de Guia Floripa.