Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

11 ABR

Conheça os peixes típicos de Santa Catarina

Data: 11/04/2019

Melhor do que comer um belo prato de peixe somente comer um belo prato de peixe fresco. Todo o litoral de Santa Catarina é muito rico em espécies de frutos do mar, e Florianópolis não poderia ser diferente. Nada melhor do que comer uma porção de ostras como aperitivo para um saboroso filé de peixe, algo muito comum na maioria dos restaurantes da região especializados nessa culinária.

Cada época do ano tem sua ou suas espécies específicas e típicas, em que os fatores climáticos e a temperatura do oceano contribuem nos sabores marcantes dos peixes. Os pescadores da região costumam dizer que não há pescado ruim, mas sim pescado mal armazenado e mal preparado.

É importante manter-se fiel à melhor forma de preparo de cada peixe para que o sabor, além de mantido, seja aproveitado de forma mais satisfatória por quem está consumindo-o.

Corvina

A corvina é um peixe muito comum em todo o Brasil e também no mundo, também conhecido por não ter estação específica do ano para aparecer. Dizem que os cardumes desse peixe acompanham o vento sul. Os melhores modos de preparo são nos ensopados e forma de posta, mas também são muito encontradas em bolinhos e escondidinhos.

É um peixe com menos lipídio, de carne branca e rico em proteínas de alta-qualidade e ômega-3, que faz muito bem para o organismo. É também uma fonte de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, D e K.

Garoupa

Peixe também muito conhecido no Brasil. Inclusive, é essa espécie que está estampada na nota de R$ 100. Sua carne é rosada e o pescado é vendido em grandes postas, já que geralmente o principal modo de preparo são ensopados e moquecas. É considerado nobre e é uma grande fonte de vitaminas D e E e proteínas.

Anchova

A anchova é um peixe encontrado principalmente no final do inverno e começo da primavera. O sabor é bem característico e considerado forte, por isso é uma boa alternativa para a tainha quando esta está em falta nos restaurantes. Também é um peixe que fica muito bom se assado e recheado!

Pampo

É um peixe muito comum na região de Santa Catarina e possui uma carne branca e suave. Sua forma de preparo mais comum é através de postas fritas ou ensopadinhas, o que o torna um peixe muito procurado pela versatilidade que apresenta e também pelo baixo custo na hora da compra.

Bagre

O bagre está no topo da lista de peixes mais comercializados em Santa Catarina! Como o pampo, ele é campeão de vendar graças ao preparo versátil e também ao preço baixo. Mesmo não sendo considerado um pescado nobre, o bagre pode ser encontrado em diversos restaurantes com o nome “filé de rosado”. Fica muito bem frito, ensopado e assado inteiro, como a tainha.

 

Gostou? Venha para Florianópolis e experimente cada um dos peixes que estão nesse post. Opção de restaurante é o que não falta, mas recomendamos especialmente o que fica nas dependências dos nossos hotéis! Entre no nosso site e faça sua reserva!