Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

15 MAR

Fortalezas em Florianópolis

Data: 15/03/2019

Apesar de haver outra cidade famosa pelo nome, Florianópolis tem o maior conjunto de fortalezas do país. Fundadas por portugueses no século 18, essas fortalezas tinham o objetivo de proteger o litoral de ataques marítimos. Por muitos anos elas ficaram abandonadas e em estado de depredação natural e humana, até a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomar a responsabilidade de gerenciar esses sítios que hoje fazem parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Atualmente é possível visitar várias fortalezas em Florianópolis: Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, Sant’Ana do Estreito e Santa Bárbara da Vila, e acumulam o número surpreendente de visitas: ao total são mais 200 mil por ano. As fortalezas de São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz infelizmente não existem mais.

Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim

Também conhecida simplesmente como Fortaleza de Anhatomirim, o monumento histórico foi construída em 1793, e no ano de 1938 foi tombada como Patrimônio Histórico, sendo inclusive a sede do primeiro governo da capitania de Santa Catarina. Está localizada na ilha de Anhatomirim, no município de Governador Celso Ramos. É possível partir de diferentes pontos do centro de Florianópolis para a fortaleza a partir de passeios marítimos. Nessa fortaleza você vai encontrar o Quartel da Tropa, um prédio com muitas referencias arquitetônicas europeias que chamam a atenção de vários turistas.

Fortaleza São José da Ponta Grossa

Após quatro anos de construção, a fortaleza de Ponta Grossa foi inaugurada em 1744 para fazer parte do triângulo defensivo da costa catarinense, no entanto, menos de 40 anos depois o forte foi abandonado após a invasão de espanhóis. Um dos pontos turísticos e históricos mais imponentes é a Casa do Comandante, lugar onde é possível saber mais sobre hábitos dos moradores da ilha, principalmente os referente a alimentação.

Fortaleza Santo Antônio Ratones

O nome curioso da fortaleza foi dado pelo explorador espanhol Cabeza de Vaca, porque segundo ele, a ilha se assemelhava ao formato de um rato. Ela também foi construída com a intenção de proteger o litoral da região, porém os boatos são de que apenas 4 tiros foram disparados contra a frota inimiga e a ilha foi invadida sem grandes dificuldades. As construções mais significativas são a Portada, Fonte d’Água e Aqueduto, mas se você for fã de paisagens naturais, essa ilha é a opção certa pra você!

Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Essa edificação foi planejada com um objetivo muito específico: proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina, mas ao longo do tempo ela foi reutilizada como prisão. Em seu projeto, notava-se que a fortaleza era fortemente equipada com instrumentos bélicos, principalmente canhões. De lá, é possível ver as praias do Sonho, Pinheira de Naufragados.

O horário de visitação das fortalezas modificam-se de acordo com a época do ano e alta ou baixa estação, por isso é sempre necessário se informar no site oficial da UFSC para marcar seu passeio.

Quer saber mais sobre pontos turísticos de Florianópolis e Santa Catarina? Fique de olho no nosso Blog e se encante com as maravilhas que você pode encontrar. Não se esqueça de se hospedar nos Hotéis Costa Norte para ter uma experiência completa na cidade.