Blog sobre Florianópolis

Conheça a grande Florianópolis, ou ilha da magia!

6 DEZ

Gastronomia em Florianópolis: pratos típicos da ilha que você precisa provar

Data: 06/12/2019

Sabe como toda região possui determinados pratos típicos, e parte da experiência do turista inclui prová-los e tirar suas próprias conclusões? Pois então: Florianópolis também tem dessas!

Visitar Floripa e não provar o pastel de berbigão ou a tainha assada é o mesmo que ir a Paris e não comer croissant, ou pisar na cidade do Cairo e não comer um koshary. Existem oportunidades que não podemos perder.

Para ter a experiência completa da capital catarinense, leve com você as lembranças dos sabores, aromas e temperos da gastronomia florianopolitana. Conheça os pratos que você deve saborear antes de deixar a cidade.

Caldo de peixe

A extração dos frutos do mar é um dos principais meios de subsistência dos manézinhos; por isso, prepare-se para se empanturrar de peixes e crustáceos – a exemplo do nosso primeiro prato típico.

O caldo de peixe geralmente é preparado com o filé do seu peixe favorito, seja o bagre ou a garoupa. Em Santa Catarina, existe uma grande variedade de espécies do animal, e você pode aproveitar o passeio para conhecê-los.

O prato é um dos mais procurados no Festival da Tainha, que costuma acontecer entre os meses de julho e agosto. Ótima pedida para as épocas frias, não é mesmo? Programe-se e reserve o seu hotel!

Tainha

Por falar em Festival da Tainha, que tal comentarmos o peixe-símbolo da região? Sendo a espécie mais comum das praias catarinenses e tendo uma carne muito saborosa, o pescado é responsável pelo sustento de boa parte das famílias pesqueiras.

Os modos mais comuns de preparo incluem a tainha frita, recheada ou assada. Nós indicamos principalmente a receita recheada com farofa. Já imaginou? O peixe, assado perfeitamente, acompanhado por uma farofa de ovas de tainha, ovos cozidos e azeitonas.

Dá até água na boca!

Ostras

Quer comer ostra? Florianópolis é o lugar! A gastronomia da cidade é especializada na preparação dessa iguaria. Caminhando pela beira-mar é possível se deparar com vários estabelecimentos que têm cardápios voltados para este molusco.

As ostras são tão tradicionais na ilha que Floripa sedia a Fenaostra, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. O festival mobiliza a cidade com suas atrações gastronômicas, folclóricas e culturais, e acontece geralmente em setembro. Participe!

Pirão de peixe

Este prato tem origem em Portugal e é preparado com caldo de peixe, farinha de mandioca escaldada e temperos, ingredientes produzidos pelos moradores locais. É uma delícia para quem gosta de frutos do mar e perfeito para quem deseja passar o dia na praia sem fome alguma.

Experimente o pirão e conheça as variedades dos restaurantes da ilha!

Caldo de cana

Vamos sair um pouco dos frutos do mar? Para quem não gosta, ou tem alergia a esses pratos em especial, nós recomendamos experimentar, pelo menos, o caldo de cana catarinense.

A bebida é muito popular em toda a costa brasileira e vai muito bem como acompanhamento dos lanches praieiros tradicionais, como o queijo coalho, o milho verde e o sanduíche de frango.

Se você aprecia os frutos do mar e quer provar alguma combinação com o caldo de cana, a nossa dica é ir fundo no pastel de berbigão, molusco nativo da própria Floripa.

Caso você ainda não tenha provado algum desses pratos, está na hora! Não saia da ilha da magia sem consumir ao menos uma dessas iguarias. Frutos do mar, além de muito saborosos, possuem vários benefícios para a saúde, regulam o seu paladar e combinam muito bem com o clima de praia.

Além dessas dicas, conheça no nosso blog outras comidas típicas do estado e detalhes sobre o consumo de ostra.